EM PIRACICABA (SP) 09 DE NOVEMBRO DE 2022

Projeto busca reforçar proibição do parcelamento do solo em APPs

Câmara aprecia nesta quinta (10) projeto de lei complementar que mantém no município limites estabelecidos no Código Florestal para Áreas de Preservação Permanente (APPs)




Toque na imagem para aumentar

Projeto de Lei Complementar 2/2022 é uma das 12 proposituras a serem apreciadas nesta quinta-feira (10) durante a 58ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A manutenção no regramento municipal dos parâmetros mínimos previstos no Código Florestal para a conservação ambiental de Áreas de Preservação Permanente (APPs) é o tema central do projeto de lei complementar 2/2022, que deve ser analisado em Plenário pela Câmara Municipal de Piracicaba na noite desta quinta-feira (10), na 58ª reunião ordinária de 2022.

O projeto, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, é uma das doze proposituras que figuram na pauta da Ordem do Dia.

A propositura, em linhas gerais, altera dispositivos da Lei Complementar nº 421/2020, que disciplina o uso e ocupação, parcelamento, condomínio e edificação do solo urbano no Município - Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba, e busca reforçar a proibição do parcelamento do solo e  implantação de condomínio em áreas de preservação permanente, respeitando-se as faixas marginais “de qualquer curso d’água natural que delimitem a faixa de passagem de inundação, respeitadas as larguras mínimas estabelecidas no Art. 4º da Lei Federal nº 12.651/2012 - Código Florestal”.

De acordo com a Lei Federal, são consideradas APPs, por exemplo, as faixas de terra que distam de 30 a 500 metros da calha dos cursos d´águas - a depender das larguras destes-, e distâncias mínimas de 30 metros para construções em zonas urbanas e de 100 metros para as da zona rural em faixas no entorno de lagos e lagos naturais.

O projeto de lei complementar que tramita no Legislativo piracicabano também estabelece que a emissão do Alvará de Licença de Obra somente ocorrerá se respeitados estes limites, podendo o mesmo ser cassado pela Prefeitura em caso de descumprimento.

Na justifica da propositura, a vereadora diz que recentes alterações no Código Florestal permitiram aos municípios delimitarem estes parâmetros o que, para ela, pode ensejar retrocessos ambientais:

“Após a alteração do Código Florestal pela Lei nº 14.285/2021, os municípios passam a definir os limites das áreas de preservação permanente marginais de qualquer curso d'água natural em área urbana, motivo pelo qual a  presente propositura almeja alterar dispositivo da Lei Complementar nº 421/2020, que disciplina o uso e ocupação, parcelamento, condomínio e edificação do solo urbano no Município, para manter os parâmetros mínimos de proteção de APP’s estabelecidos no Código Florestal, reafirmando a proibição de parcelamentos do solo nessas áreas”, traz a justificativa.

O projeto já esteve na pauta da 37ª reunião ordinária, em 29 de agosto deste ano, mas voltou a tramitar internamente após receber emenda da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa, que busca suprimir no projeto original os trechos que versam sobre o Alvará de Licença de Obras.

A propositura ainda recebeu mais uma emenda, desta vez assinada por Sílvia Morales, e que traz adequações formais na redação do artigo que faz menção aos limites estabelecidos pelo Código Florestal.

Outras proposituras – Além do projeto de lei complementar 2/2022, também devem ser apreciadas pela Casa outras 11 proposituras: nove requerimentos, que versam sobre assuntos diversos, e dois projetos de lei, que tratam de denominação de vias e locais públicos, ambos em segunda discussão.

Dentre os requerimentos, o 779/2022, de autoria de Zezinho Pereira (União Brasil), pede informações sobre possíveis danos em uma calçada na rua Treze de Abril, no Piracicamirim, ocasionados, segundo o parlamentar, durante obras de reparos na rede de água ou esgoto.

Já o requerimento 786/2022, assinado por Cássio Luiz (PL), pede ao Executivo informações sobre o estado de conservação do muro de arrimo, calçada e pavimentação do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Segundo o parlamentar, mesmo após obras de reparo, os elementos reformados apresentam rachaduras, “colocando em risco a vida das pessoas frequentadoras do local”, diz o texto.

A reunião ordinária desta quinta-feira (10) será transmitida ao vivo pela TV Câmara nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. A sessão também terá transmissão simultânea pelas redes sociais da Câmara Municipal de Piracicaba e poderá ser acompanhada presencialmente pelo público, respeitada a lotação máxima da galeria do plenário.

Câmara Reunião Ordinária Institucional

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas