EM PIRACICABA (SP) 17 DE NOVEMBRO DE 2022

Projeto de escola municipal propõe instalação de lixeiras temáticas

Rai de Almeida conheceu o projeto “Lugar de lixo não é no chão... Tenha mais educação!”, desenvolvido por alunos da Escola Municipal "Joaquim Carlos Alexandrino de Souza"




Toque na imagem para aumentar

Visita aconteceu nesta quinta-feira (17)




A vereadora Rai de Almeida (PT) e assessor parlamentar Pablo Carajol, do gabinete da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua" conheceram, nesta quinta (17), o projeto “Lugar de lixo não é no chão... Tenha mais educação!”, da Escola Municipal "Joaquim Carlos Alexandrino de Souza", no bairro Jardim Caxambu, que busca a instalação de lixeiras temáticas, em formato de animais, em espaços públicos da cidade.

Segundo as professoras Agatha Battonyai Valeriano e Ana Lydia Costa Gouveia, o projeto surgiu a partir de proposta de alunos e alunas, que verificaram o acúmulo de materiais descartados em praças e vias públicas, e propuseram a instalação das lixeiras.

Entre as atividades desenvolvidas pelas turmas esteve a montagem e construção de lixeiras robóticas em formatos de animais, que foram confeccionadas durante as aulas.

O projeto, que contou com o apoio da Diretora Giovana Franchi e da equipe escolar, foi desenvolvido pelos alunos dos 2º anos do Ensino Fundamental, e foi inscrito para o Prêmio Liga STEAM 2022 da Fundação Arcelor-Mittal e da Tríade Educacional, chegando entre os 10 finalistas da categoria Ensino Fundamental, que teve mais de 1.700 projetos concorrentes.

No encontro com a vereadora, os alunos e alunas expuseram o projeto e os passos de sua organização, desde sua pesquisa até a confecção de uma carta ao Prefeito e à Câmara Municipal de Piracicaba.

A carta, que foi entregue em mãos aos representes do Legislativo, solicita a instalação de lixeiras na rua Paulo Bruhns e de lixeiras para coleta seletiva na Praça José Francisco de Coimbra Neto, que fica na quadra ao lado da escola, local bastante frequentado pelos estudantes e suas famílias.

Também foi encaminhada, após deliberação dos alunos e alunas, uma proposta de solicitar um encontro deles com o Prefeito e com as Secretarias municipais envolvidas, como as pastas da Educação e da Defesa do Meio Ambiente, para que os e as discentes possam, pessoalmente, reivindicar as demandas contidas na carta.

Educação Meio Ambiente Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas