Vereador pede informações sobre atendimento na USF Gran Park/Vida Nova
Projetos de regulamentação do Plano Diretor são detalhados na Câmara
Audiência pública na tarde desta quarta-feira (9) aconteceu no Plenário “Francisco Antonio Coelho”
Foram apresentados, na tarde desta quarta-feira (9), quatro projetos de lei complementar que regulamentam a Lei Complementar 405/2019, que trata do PDD (Plano Diretor de Desenvolvimento). A audiência pública foi conduzida pelo vereador José Aparecido Longatto (PSDB), presidente da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), autor do requerimento 524/2020.
“O Plano Diretor foi aprovado em dezembro do ano passado e, a partir daquela data, tivemos o compromisso da regulamentação”, ressalta Arthur Ribeiro, diretor da Emdhap (Empresa de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) e presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba). “Com a pandemia, tivemos que prorrogar (esse prazo, que, inicialmente era de 180 dias e passou a 360 dias)”, explicou o representante da Prefeitura.
O Executivo encaminhou seis projetos de lei complementar para regulamentação do PDD. No entanto, ao final da audiência, o vereador Longatto explicou que o o PLC 14/2020, sobre o Direito de Preempção, e o PLC 15/2020, que trata do IPTU progressivo, foi retirado da Pauta a pedido do prefeito eleito Luciano Almeida (DEM). Desta forma, apenas quatro PLCs estão aptos a serem votados, em ordinárias e extraordinárias, nesta quinta-feira (20).
A apresentação dos PLCs foi feita pela engenharia civil Lidia Darce Martins, que detalhou algumas das principais mudanças apresentadas pelas proposituras. No PLC 17/2020, que tratar de adequações à Zona Aeroportuária, ela explicou que o Município tem rota especial de aeronave e helicóptero e que estão autorizados seis aeródromos, divididos entre um aeroporto e cinco heliportos.
Lidia também explicou o funcionamento da chamada outorga onerosa, prevista no projeto de lei complementar 16/2020, que incide sobre regiões onde o proprietário busca construir além do Coeficiente de Aproveitamento permitido, “tivemos a preocupação que não seja uma taxa que impossibilidade quem está abrindo um novo empreendimento”, disse.
O PLC 13/2020 cria o Fumdet (Fundo Municipal de Desenvolvimento Territorial), previsto no Estatuto da Cidade, estabelece Conselho Gestor que deve atuar junto ao Executivo no plano de aplicação dos recursos, assinar convênios e contratos com recursos destinados pelo órgão. A composição é paritária, com 10 membros, divididos entre cinco do poder público e cinco de representantes da sociedade.
O arquiteto da Semob (Secretaria Municipal de Obras), Rogério Mendes de Campos, fez a leitura do PLC 18/2020. Nesta proposta, o Executivo apresenta os parâmetros urbanísticos e normas relativas ao uso e ocupação do solo urbano e rural e ao exercício de atividades conforme o zoneamento municipal, ao parcelamento do solo urbano, implantação de condomínios, tanto edilício quanto de lotes e edificação do solo no Município, regulamentando diretrizes já traçadas no novo Plano Diretor de Desenvolvimento, que entrará em vigor no dia 21 de dezembro de 2020, permitindo a sua total aplicabilidade.
Por conta da pandemia, a audiência desta tarde foi realizada sem a presença de público na Galeria do Plenário da Câmara, tendo participação nas redes sociais. Confirmaram presença, a vereadora Nancy Thame (PV) e o vereador Pedro Kawai (PSDB), assim como a vereadora eleita Ana Pavão (PL). O procurador-geral do município, Milton Sérgio Bissoli, justificou ausência.
Notícias relacionadas
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Requerimento pede informações sobre ação judicial envolvendo o Semae
Moção celebra quatro décadas de empresa do setor metal-mecânico
Requerimentos solicitam dados sobre contratos entre Prefeitura e FIPE
Tribuna Popular: orador critica dificuldades enfrentadas por autistas
Câmara aprova ampliação de transporte para pessoas com deficiência
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025
Requerimento pede detalhes sobre obras em via do Bosques do Lenheiro
Requerimento pede informações sobre viaturas da GCM que estão paradas
Câmara aprova título de Cidadão Piracicabano a ex-assessor parlamentar
Licitação para compra de material didático é tema de requerimento
Audiência pública discute emendas ao Orçamento de 2025