EM PIRACICABA (SP) 01 DE ABRIL DE 2025

Requerimento pede transparência sobre emendas enviadas à cidade

Propositura do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) foi aprovada durante a reunião ordinária desta segunda-feira (31)




Toque na imagem para aumentar

Requerimento 278/2025 é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Durante a 16ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (31), foi aprovado o requerimento 278/2025, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). O documento solicita ao Executivo informações detalhadas sobre os recursos financeiros recebidos pela cidade por meio de emendas parlamentares estaduais e federais ao longo do exercício vigente. 

O vereador quer saber qual o total de emendas recebidos até o momento; quais deputados estaduais e federais destinaram verbas ao município, com a especificação dos nomes, valores e finalidades; quais foram as emendas estaduais recebidas, incluindo valores, órgãos de origem e uso previsto; e quais foram as emendas federais encaminhadas, indicando ministérios envolvidos e a destinação dos recursos.

Trevisan Jr. questiona se existem emendas já aprovadas e não recebidas, solicitando os detalhes dessas verbas. Além disso, o requerimento pede que o Executivo informe a previsão de execução dos recursos recebidos e quais critérios são adotados para definir sua aplicação.

“Queremos uma relação clara: quem encaminhou, qual foi o valor e onde será aplicado”, afirmou o vereador. Segundo ele, a intenção é garantir maior transparência sobre o destino dos recursos públicos, tanto para o Legislativo quanto para a população. “Hoje, muitos desses repasses são feitos via transferências diretas, via PIX, e isso exige ainda mais fiscalização. A imprensa, inclusive, deve ter acesso a essas informações para divulgar à sociedade”, disse.

O parlamentar também fez críticas ao uso indevido de verbas públicas em nível nacional e defendeu que as emendas recebidas por Piracicaba estejam devidamente registradas e aplicadas conforme suas finalidades. “É fundamental termos esse controle, independentemente do partido ou da origem da verba. A transparência é um princípio essencial”, completou.

Legislativo Institucional Laércio Trevisan Jr

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas