EM PIRACICABA (SP) 02 DE JUNHO DE 2023

Requerimento questiona fim de mão dupla em duas vias da cidade

Propositura de Gustavo Pompeo questiona adoção de mão única em trechos da rua Pedro Habechian, no Jd. Itapuã, e da rua João da Cunha Raposo, no Pq. Primeiro de Maio




Toque na imagem para aumentar

Gustavo Pompeo é autor de requerimento que questiona alteração no sentido de vias no Jd. Itapuã e Pq. Primeiro de Maio

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Questionada por moradores dos bairros Jardim Itapuã e Parque Primeiro de Maio, a mudança de sentido do tráfego em trechos das ruas Pedro Habechian e João da Cunha Raposo - que deixaram de ser mão dupla e passaram a ser de mão única - foi tema do requerimento 492/23, de autoria de Gustavo Pompeo (Avante), aprovado em plenário na noite desta quinta-feira (2).

Na propositura, o vereador pergunta à Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) se estudos técnicos foram realizados antes da alteração no sentido das vias e se houve a realização de campanhas informativas antes da implementação das mudanças. 

Ao discutir o requerimento, Gustavo Pompeo disse ter sido procurado por moradores e comerciantes de ambos bairros, que reclamam que a alteração trouxe prejuízos para o fluxo de veículos. 

De acordo com ele, a rua João da Cunha Raposo, no Parque Primeiro de Maio, teve seu sentido alterado em apenas um quarteirão: "toda a extensão dela é duas mãos. Aí, em um quarteirão apenas, eles mudaram o sentido. Isso acaba causando um transtorno porque algumas pessoas também não sabem que houve a mudança, e tiveram por isso que colocar um cavalete na via", disse.

Sobre a Pedro Habechian, no Jd. Itapuã, Gustavo Pompeo disse que os moradores e comerciantes relatam que as mudanças trouxeram mais insegurança para os motoristas, e que eles, inclusive, coletam assinaturas para um abaixo-assinado com o intuito de solicitar o retorno da via ao sentido anterior: "nós estamos pedindo em conjunto com a população que ali mora, que inclusive está fazendo um abaixo-assinado, eu tenho o abaixo-assinado, e vou entregar para a secretária Jane [Oliveira], que vai fazer uma visita conosco para tentar ver a questão", falou.

Em aparte, Acácio Godoy (PP) problematizou a alteração no sentido da via, e disse que as recentes mudanças também foram solicitadas por moradores, igualmente por meio de abaixo-assinado, devido ao grande índice de acidentes no local. "O morador não podia nem deixar o carro em frente da própria casa, porque não tinha esse espaço. Então, talvez a gente deva melhorar a sinalização nesse ponto, mas a mão única facilitou em muito as questões de segurança e tráfego na avenida", ponderou.

Gustavo Pompeo disse ser salutar o debate, e defendeu ser importante, de fato, entender qual é a vontade da maioria.

O debate completo pode ser revisto no vídeo localizado no início da matéria. 

Vereadores Gustavo Pompeo

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas