
Alunos do Colégio Adventista participam do projeto Conheça o Legislativo
Propositura pautada em regime de urgência foi aprovada durante a 16ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira, junto com outras 24 matérias
Visão geral do plenário da Câmara na noite desta segunda-feira
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Requerimento de urgência aprovado pela Câmara Municipal de Piracicaba, em reunião ordinária realizada na noite desta segunda-feira (31), questiona a conduta do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em negar o envio de uma equipe para socorrer uma professora que veio a ter um aneurisma confirmado.
O caso aconteceu na última sexta-feira (28), na Escola Municipal "Professor Alceu Marozi Righetto", localizada no bairro Glebas Califórnia, e levou o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, a cobrar respostas do Executivo sobre os motivos por trás da negativa do Samu para o atendimento.
A professora havia relatado a colegas sentir subitamente "uma intensa dor de cabeça, acompanhada de formigamento no lado esquerdo do corpo, percorrendo da cabeça até o peito, além de dificuldade para respirar e tremores". A diretora da unidade, ao ligar para o Samu, teve como respostas de que não havia disponibilidade de viatura no momento e de que o quadro não justificava o envio de atendimento emergencial.
Diante da negativa, a professora acabou levada por uma colega ao Hospital Unimed, onde teve o diagnóstico de aneurisma e foi internada na UTI (unidade de terapia intensiva). O caso motivou Cássio Fala Pira e outros cinco vereadores a se manifestarem na tribuna, durante a 16ª Reunião Ordinária, para cobrar explicações do Samu.
Com um total de 26 matérias em deliberação na pauta da Ordem do Dia, foram aprovados durante a sessão outros 13 requerimentos, junto com nove moções, um projeto de lei e o projeto de decreto legislativo 7/2025, de autoria de Gustavo Pompeo (Avante), que institui na Câmara o Fórum Permanente de Saúde Integral e Bem-Estar Social.
O projeto de lei 20/2025, que prevê proibir a atividade de flanelinhas nas vias e logradouros públicos de Piracicaba, teve sua votação adiada por três sessões, a pedido do autor, Renan Paes (PL).
Durante o Primeiro Expediente da sessão, Rafael Boer (PRTB) entregou a moção de aplausos 27/2025 à empresa Zyone Cosméticos pelos cinco anos de fundação. E, na Tribuna Popular, a campanha salarial dos servidores públicos municipais foi tema das falas dos dois oradores da noite, Antonio Carlos Lopes Gonçalves e José Osmir Bertazzoni.
Alunos do Colégio Adventista participam do projeto Conheça o Legislativo
Requerimento questiona manutenção em banheiro público no Centro
Vereador cobra informações sobre indicações não atendidas no bairro Maracanã
Câmara aprova moção que homenageia clínica por 5 anos de fundação
Moção apoia luta por reposição salarial dos servidores municipais
Vias do residencial Canaã recebem o nome de diácono evangélico
Vereadora solicita informações sobre situação de Centro Comunitário
Câmara aprova homenagens a fotógrafo, colégio e emissora de rádio
Vereador cobra providências para atendimento de hemodiálise na cidade
Vereador destaca os 75 anos do Sindicato dos Contabilistas
Coletivo Black será homenageado com moção de aplausos
Em requerimento, vereador questiona fechamento de escola municipal
Empresa será homenageada por oficina de mecânica para mulheres
Vereadora pede informações sobre empresa de comercio de equipamentos e serviços
Câmara repudia Mc por danos ao gramado do estádio Barão da Serra Negra