EM PIRACICABA (SP) 03 DE MARÇO DE 2023

Requerimento questiona zeladoria e conservação do Cemitério da Saudade

Propositura de Laércio Trevisan Jr. pede ao Executivo informações sobre serviços de capinação, limpeza, dedetização, pintura, manutenção e conservação do local




Toque na imagem para aumentar

Laércio Trevisan Jr. é autor do requerimento 112/23, aprovado em plenário da noite desta quinta-feira (2)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




O estado de conservação, manutenção e limpeza do Cemitério da Saudade foi o tema do requerimento 112/2023, de autoria de Laércio Trevisan Jr. (PL), aprovado na noite desta quinta-feira (2) durante a 8ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Piracicaba.

"Porquê a empresa terceirizada não vem fazendo periodicamente os serviços de capinação, limpeza, dedetização, pintura, manutenção e conservação em geral do Cemitério da Saudade, já que a Prefeitura de Piracicaba vem pagando para realizar esses serviços?", questiona o parlamentar no texto da propositura.

Após a aprovação do requerimento, ao justificar seu voto, Trevisan Jr.  destacou que o Cemitério da Saudade é um patrimônio público de grande importância histórica e afetiva para os Piracicabanos: "o nosso cemitério tem 163 anos. Ele é tombado historicamente. Lá, nós temos enterrado desde o coveiro do cemitério até o Prudente de Moraes. (...)  Como você vai enterrar um parente seu, cheio de mato, mato com mais de um metro de altura, que você não consegue adentrar o local? O calçamento, nem se fala... É só entrar lá, passando a escadaria, atrás da igreja, dos lados… Dá medo de ver".

De acordo com o vereador, a empresa terceirizada contratada para realizar a manutenção conta com apenas dois funcionários no local, responsáveis por aproximadamente 145 mil metros quadrados. 

Zezinho Pereira (União Brasil), que também justificou seu voto favorável ao requerimento, disse: "o cemitério é um lugar que tem que ser cuidado. É preciso ter um respeito muito grande por lá. (...) Eu fico imaginando o volume de dinheiro que entra na [extinta] Sedema, e eu acredito que é a terceira secretaria que mais dinheiro tem, e deixar nessas condições..."

O vídeo completo com a justificativa de voto dos vereadores pode ser visto no início desta página. 

Vereadores Legislativo Laércio Trevisan Jr Zezinho Pereira

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas