Vereadora acompanha destinação do lodo retirado da ETA Luiz de Queiroz
Requerimento solicita detalhes sobre situação financeira da prefeitura
Encerramento do mandato do atual governo, em dezembro de 2024, motivou propositura
Aprovação de requerimento aconteceu na 76ª Reunião Ordinária
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, durante a 76ª Reunião Ordinária, realizada na nesta segunda-feira (9), o requerimento 1190/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB). O documento solicita informações detalhadas ao Executivo Municipal sobre a gestão orçamentária e a situação financeira e econômica da prefeitura, com dados atualizados até 30 de novembro de 2024.
O pedido considera que a demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do último quadrimestre será apresentada apenas em fevereiro de 2025, sendo que a última avaliação ocorreu em agosto de 2024.
Além disso, o vereador destaca as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece normas para a gestão pública, e ressalta a necessidade de acompanhamento das despesas e pagamentos diante do encerramento do mandato do atual governo, em dezembro de 2024.
Entre os pontos solicitados pelo parlamentar estão:
- Informações sobre as receitas a arrecadar da Prefeitura, Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Ipasp (Instituto Previdenciário de Assistência Municipal) e Fumep (Fundação Municipal de Ensino)
- Dados consolidados comparando receita prevista e arrecadada, detalhando receitas correntes, de capital e intraorçamentárias
- Análise das principais receitas previstas e arrecadadas, incluindo tributos como ICMS, ISSQN, IPTU, IPVA, entre outros
- Avaliação da execução orçamentária das despesas realizadas pelos órgãos mencionados
- Comparativo entre despesas previstas e realizadas, discriminando despesas correntes, de capital, reserva de contingência e intraorçamentárias
- Informações sobre restos a pagar (processados e não processados)
- Resultado orçamentário das receitas e despesas liquidadas da prefeitura e demais órgãos
- Detalhamento dos passivos de longo prazo da Prefeitura e do Semae, como operações de crédito, parcelamentos previdenciários e precatórios judiciais
- Dados sobre transferências financeiras previstas e realizadas entre Prefeitura, Ipasp, Câmara Municipal e Semae
- Informações sobre a disponibilidade financeira da prefeitura em 2024 por fonte de recurso
- Cumprimento dos limites legais estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal e Constituição Federal, como despesas com pessoal, dívida consolidada e operações de crédito
- Cumprimento dos percentuais mínimos obrigatórios para investimentos em Educação (25%) e Saúde (15%)
- Lista dos empenhos de maior valor da prefeitura, com discriminação de valores e destinações
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