
Projeto regulamenta a prestação de assistência religiosa nos hospitais
Longa espera escancara urgência por soluções na saúde pública, diz o vereador André Bandeira, autor do questionamento respondido pelo Executivo
O vereador André Bandeira (PSDB) recebeu oficialmente a resposta do Executivo ao requerimento 294/2024, que trata da atual situação da fila de espera por cirurgias ortopédicas no município. A solicitação, encaminhada à administração municipal no ano passado, teve como objetivo esclarecer dados sobre a demanda reprimida e as ações adotadas para enfrentá-la.
De acordo com informações repassadas pela coordenação do Setor de Manutenção da Saúde, atualmente 1.195 pacientes aguardam atendimento ortopédico na cidade. Nos últimos cinco anos, foram realizadas 8.853 cirurgias ortopédicas, o que representa uma média anual de aproximadamente 1.770 procedimentos.
No entanto, "a situação é preocupante", como classificou o vereador: o tempo médio de espera varia de seis meses a dois anos, sendo que 480 pacientes esperam há mais de seis meses, 589 há mais de um ano e 126 há mais de dois anos. A fila é organizada conforme critérios médicos, priorizando casos mais graves ou de urgência.
A administração municipal aponta que a demora se deve, em grande parte, à necessidade de exames complementares e à priorização de cirurgias de urgência e emergência. Apesar do número expressivo de pacientes, foi informado que o município conta com médicos ortopedistas em número suficiente para a demanda regular.
Para tentar amenizar a situação, o município mantém parcerias com clínicas privadas e consórcios regionais, como o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Piracicaba). Além disso, está em andamento uma requalificação no escopo do Hospital Regional, que deverá ampliar a capacidade para realização de cirurgias ortopédicas, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde.
Em resposta à pergunta de André Bandeira sobre medidas concretas para a redução da fila de espera, a Secretaria Municipal de Saúde reafirmou as ações de ampliação da capacidade cirúrgica, especialmente com apoios regional e federal.
O vereador destaca a importância da transparência nas informações e do comprometimento com soluções concretas. "Nosso papel é fiscalizar, cobrar e acompanhar. A saúde é prioridade, e ninguém pode esperar dois anos por uma cirurgia. Vamos continuar monitorando e buscando alternativas junto ao Executivo e demais instâncias de governo", afirmou André Bandeira.
Projeto regulamenta a prestação de assistência religiosa nos hospitais
Escola recebe ação voltada a oportunidades e qualificação profissional
Vereador contesta abandono da antiga Unimep
Vereador destaca lei que garante transmissão do vivo das licitações
Vereador conhece projetos de alunos da Fatec Piracicaba na 15ª Alimentec
Moção reconhece centenário da Associação de Cultura Artística de Piracicaba
Projeto autoriza crédito adicional de R$ 7,2 milhões no orçamento municipal
Projeto prevê sinal sonoro em ônibus para alertar sobre pontos de parada
Vereador defende serviço de atendimento para orientação previdenciária
Câmara aprova projeto que estabelece atendimento humanizado para luto materno
Moção enaltece Sinfônica de Piracicaba pelos 125 anos de fundação
Vereador cobra melhorias viárias e infraestrutura na região da Vila Rezende
Requerimento solicita quadro de evolução de receitas e despesas do Semae
Audiência pública, nesta quarta-feira (4), abre o cronograma da LDO 2026
Vereador cobra ação imediata contra crimes no Terras de Treviso