
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Propositura da vereadora Rai de Almeida (PT) foi aprovada durante a reunião ordinária desta segunda-feira (31)
Requerimento 263/2025 é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Na 16ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (31), foi aprovado o requerimento 263/2025, da vereadora Rai de Almeida (PT). O documento solicita ao Executivo informações detalhadas sobre o mapeamento dos produtores locais, com foco na agricultura familiar no município.
Ao apresentar a proposta, a parlamentar destacou a relevância econômica e social da agricultura familiar no Brasil, citando dados do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com o Dieese e o IBGE.
De acordo com o levantamento, o Brasil conta com 3,9 milhões de propriedades de agricultura familiar, que representam 77% dos estabelecimentos agrícolas e são responsáveis por 23% do valor bruto da produção agropecuária nacional.
Durante sua fala, Rai destacou que Piracicaba possui presença significativa de produtores familiares e defendeu a importância de se conhecer, de forma precisa, o perfil e a quantidade desses trabalhadores no município. Segundo ela, é necessário saber se existe um relatório ou cadastro com a totalidade dos produtores rurais familiares em Piracicaba, qual o total dos produtores, quais programas e incentivos são oferecidos pelo Executivo, se existem políticas públicas voltadas à permanência dos jovens no campo e qual a quantidade de alimentos que essa produção gera localmente.
“Temos em Piracicaba uma agricultura familiar bastante representativa. Precisamos desse mapeamento para entender como estão organizados os produtores, quais são suas necessidades e como o poder público pode apoiá-los com mais eficácia”, afirmou.
A discussão também contou com manifestação da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”. Ela relembrou ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) em gestões anteriores, como o programa das hortas urbanas, patrulha agrícola e o Tritura Pira — iniciativa que tritura podas de árvores e distribui o material para pequenos produtores.
“Sabemos que a Sema fez um excelente trabalho na gestão passada, onde o alimento era a peça-chave. É fundamental que esses programas continuem, pois temos uma zona rural extensa e com muitos produtores pequenos que precisam de apoio constante”, pontuou.
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Em votação de requerimento, vereadores cobram explicações do Samu
Vereador encaminha demandas de escola municipal do bairro Vale do Sol
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme