
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Vereador Gustavo Pompeo (Avante) pede detalhes sobre asfalto nos bairros Altos da Boa Vista e Bosques do Lenheiro
Requerimentos são de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O vereador Gustavo Pompeo (Avante) solicita informações à Prefeitura de Piracicaba sobre a infraestrutura de urbana dos bairros Altos da Boa Vista e Bosques do Lenheiro. Ele apresentou dois requerimentos, em regime de urgência, que foram aprovados durante a 49ª Reunião Ordinária da Câmara, na noite desta segunda-feira (11).
No requerimento 791/2023, o parlamentar pergunta se o Executivo já ajuizou ação contra a empresa responsável pelo empreendimento no bairro Altos da Boa Vista. O argumento do vereador é de que, em outra propositura, já respondida pelo poder público, os loteadores deveriam investir na infraestrutura da região.
“Moradores questionam esse vereador sobre o andamento da obra”, acrescenta Pompeo, no texto da propositura, ao enfatizar que o objetivo é “dar os devidos esclarecimentos” para a população piracicabana sobre o que está ocorrendo na avenida.
Já no requerimento 792/2023, o questionamento é sobre a Rua dos Pinheiros, no bairro Bosques do Lenheiro. Pompeo pergunta se já foi realizado algum projeto para captação de água, implantação de guias e sarjetas, assim como o asfaltamento da vida. “Há processo licitatório. Em caso positivo, qual é o prazo para início das obras”, acrescenta.
DISCUSSÃO – Os requerimentos foram discutidos na reunião ordinária. Pompeo justificou o pedido de “informações oficiais”, em relação ao 792/2023, por conta do que classificou como desencontro de versões entre Associação de Moradores do Bosque dos Lenheiros e a Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria). “São perguntas simples que vão elucidar muito”, defendeu o parlamentar.
Já em relação ao bairro Altos da Boa Vista, Pompeo avalia que “há muito loteador de má-fé”, que entrega um “asfalto horrível, com drenagem péssima e faz obra meia-boca para economizar dinheiro”. No entanto, acrescenta o vereador, “compra o valor cheio do preço do lote”. Ele lembrou que a Semozel entrou com uma reclamação porque a responsabilidade pelo asfalto no bairro é do loteador. “Se a Prefeitura fizer (a pavimentação), vai ter que cobrar do loteador”, destacou.
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) lembrou que, do ponto de vista jurídico, o prazo de reclamação é de cinco anos. “Quem reclama é quem concede o Habite-se e o alvará”, destacou, lembrando que o loteamento começou em 2015. “A Prefeitura tem obrigação de fazer a infraestrutura porque os moradores continuam pagando IPTU”, concluiu.
O vereador Josef Borges (Solidariedade) lembrou que o problema do asfalto no Altos da Boa Vista não foi fiscalizado na administração anterior. “Agora, o poder público está tomando as providências necessárias”, acrescentou.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) disse que demorou três anos para o asfaltamento começar a ser feito e “agora está sendo feito de forma atabalhoada”, acrescentou. “O exemplo é a avenida Cristóvão Colombo, que precisou parar por problema na galeria de água de chuva e trouxe prejuízo ao poder público, porque o trabalho precisou ser refeito”, disse. Ele também sugeriu acrescentar novas perguntas ao requerimento sobre a Rua dos Pinheiros, como o número da licitação es e tem projeto de guias e sarjetas”, disse.
O vereador Paulo Campos (Podemos) lembrou que a população pode lançar mão de ação para obrigar a fazer o asfalto no Altos da Boa Vista e o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, lembrou que, em março, representante da loteadora disse aos moradores que estavam fazendo os serviços emergenciais.
O vereador Valdir Vieira Marques (Cidadania), o Paraná, destacou que, durante uma reunião no mês passado, já ficou acordado de que o asfalto será refeito até janeiro de 2024. Sobre a Rua dos Pinheiros, o parlamentar disse que já falou com a Semozel e que já foi feita visita técnica com engenheiro e topógrafo tanto do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e a empresa Mirante, concessionária do esgoto no município.
“Vai ter que rebaixar algumas ruas e rede e vai ter que mexer na adutora para nivelar a via e só depois vão fazer a licitação”, disse, ao destacar que serão 30 dias para finalizar o projeto. “Acredito que consegue concluir no início do ano”, disse o vereador.
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Câmara aprova assistência técnica para habitação de interesse social
Vereador destaca que ‘PLC do Desdobro’ atende demanda da população
Vereador solicita demarcação de vaga para vans em frente à escola
Vereador se reúne com titular da Educação em escola de Ibitiruna
Demandas de Santa Teresinha são apresentadas à Semozel
Vereador critica indicação do ministro da Justiça para vaga no STF
Câmara aprova Orçamento 2024, que prevê arrecadação de R$ 3 bilhões
Vereador destaca atendimento médico em unidades com horário estendido
Câmara vota desdobro e 5G em dia com reuniões à tarde e à noite
Vereador pede retirada de lixo e recapeamento em vias
Retirada de árvore próxima ao Complexo Areninha é solicitada
Vereador relata ação que possibilitou cirurgia de caminhoneiro
Após levar pedidos à Prefeitura, vereador destaca demandas atendidas