Rua no Parque dos Laranjais recebe nome de “Manoel Lino da Silva”
Requerimentos criticam falta de médicos em CRAB e PSF
Proposituras foram apresentadas pelo vereador Cassio “Fala Pira” (PL) e aprovadas na reunião ordinária desta segunda-feira (7)
A falta de médico no CRAB do bairro Novo Horizonte e nas unidades do PSF (Programa Saúde da Família) dos bairros IAA e Vila Industrial foram criticadas pelo vereador Cassio Luiz Barbosa, o Cassio “Fala Pira” (PL), que apresentou os requerimentos 573/2021, 574/2021 e 575/2021, todos aprovados, segunda-feira (7), na 16 reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba.
“É uma reivindicação de toda a população de Piracicaba e volto a pedir encarecidamente do secretário de Saúde (Filemon Silvano) que se atente sobre a falta de médico na cidade e em vários bairros”, aponta Cassio “Fala Pira”, ao discutir os requerimentos englobadamente.
O parlamentar lembrou da situação em que os profissionais da área da saúde estão em estado de esgotamento, por conta da demanda produzida durante a pandemia. “Muitos deles estão pedindo a conta, porque estão estafados, cansados, sai de um plantão e já entra em outro”, disse, ao expressar o desejo de que a situação seja resolvida “e a gente consiga avançar”, pontuou.
Os requerimentos foram discutidos por outros parlamentares, como a vereador Rai de Almeida (PT). “Nesta questão da saúde, o vereador tem razão em buscar estas informações e saber a situação dos profissionais, que estão esgotados, e o poder público que tomar as medidas possíveis”, disse.
Paulo Camolesi (PDT) disse que é preciso ir para o atendimento na urgência só os casos mais graves, “porque muitas coisas acabavam se acumulando nos hospitais, porque não tem prevenção”, disse.
Para Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania), a secretaria de Saúde é uma pasta complicada. “A falta de médico não é de hoje, porque muitos funcionários não aceitam trabalhar dentro do salário que o SUS paga”, disse. Ele lembrou que foram realizados concursos e as equipes não foram preenchidas.
Gustavo Pompeo (Avante) lembrou que a contratação de uma OS (organização social) para assumir os trabalhos da UPA (unidade de pronto-atendimento) do bairro Piracicamirim possibilite que alguns dos médicos sejam remanejados para outras unidades. “Mas por conta da demanda não deva conseguir resolver o problema por completo, porque a quantidade não é suficiente”, disse.
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) disse que até o mês de agosto há a previsão de pelo menos 300 servidores da área da saúde, entre médicos, enfermeiros e outros cargos, deverão sair em férias. “É urgente a contratação e a construção deste hospital que é de containers”, defendeu.
Pedro Kawai (PSDB) parabenizou o vereador Cassio “Fala Pira” pelos requerimentos. “É uma discussão imprescindível e é importante que o poder público nos dê as respostas”, disse, ao lembrar que a pandemia afetou todo mundo, não só na área econômica. “Em Piracicaba, infelizmente, já foram mais de mil mortes e isso afetou diretamente as unidades de saúde”, disse.
Ao fazer justificativa de voto, o vereador Fabricio Polezi (Patriota) voltou a sugerir a implementação do chamado “tratamento precoce” no tratamento dos pacientes que têm sintomas iniciais da covid-19. “Com tanta falta de médicos, porque é não é aplicado o tratamento precoce, pelo qual a gente poderia estar salvando vidas, mas eles insistem em tapar os ouvidos”, disse.
Notícias relacionadas
Câmara aprova "Programa de Oficinas Culturais e Esportivas"
Vereador aponta impactos após a extinção da EMDHAP
Câmara rejeita parecer contrário a PL que altera prêmio-assiduidade
Câmara aprova projeto que institui o Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Vereador pede informações sobre atendimento na USF Gran Park/Vida Nova
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Requerimento pede informações sobre ação judicial envolvendo o Semae
Moção celebra quatro décadas de empresa do setor metal-mecânico
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Requerimentos solicitam dados sobre contratos entre Prefeitura e FIPE
Tribuna Popular: orador critica dificuldades enfrentadas por autistas
Câmara aprova ampliação de transporte para pessoas com deficiência