
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
A vereadora Rai de Almeida, o gerente do Senac, Joao Carlos Goia, e a equipe administrativa e de comunicação discutiram ideias e possibilidades do projeto apresentado
Vereadora Rai de Almeida durante reunião com equipe do Senac
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Com a ideia de fazer uma grande campanha de combate à violência contra a mulher, a vereadora Rai de Almeida (PT) esteve em reunião na tarde de quarta-feira (7) no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Piracicaba em busca de parceria na criação dos cartazes da ação que será realizada no município.
Rai de Almeida faz parte da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara e apresentou a ideia da campanha ao gerente do Senac Piracicaba, João Carlos Goia, o Johnny Goia, à coordenadora administrativa, Mariangela Brugnerotto, à representante da comunicação, Giovanna Perina Boni, e à coordenadora do curso de comunicação, Giordana Carolina Zani.
Durante a conversa, a parlamentar explicou que a ação é fruto da campanha proposta pela professora da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Célia Regina Rossi, com inspiração em movimento sobre o tema que teve êxito na Espanha e em Portugal. A iniciativa visa distribuir cartazes em comércios, bares, consultórios médicos e outros estabelecimentos para conscientizar a sociedade e reduzir os ataques.
"O índice de violência reduziu consideravelmente nas regiões que aplicaram a campanha; quando o agressor chega a um ambiente e vê o cartaz, ele se identifica como um agressor e sai desse ciclo de violência", argumentou Rai de Almeida.
Mariangela apontou a possibilidade de os estudantes do curso de comunicação desenvolverem a arte. "Os alunos estão com um conhecimento técnico bacana para desenvolver o projeto. Tivemos um bate-papo relacionado ao tema para sensibilizar a turma", acrescentou Giordana.
"A gente incentiva que os alunos materializem os projetos, não deixem nada no papel. É uma grande oportunidade, um desafio, além da satisfação de ver o trabalho na rua", expôs Johnny Goia. "Tudo o que a gente puder apoiar, através do trabalho e das oportunidades aos alunos, será muito bem-vindo. Se precisarem de outras produções de conteúdos, estamos disponíveis a atendê-los", completou o gerente do Senac Piracicaba.
A reunião discutiu o tipo de arte, material e formas e as demais ideias a serem desenvolvidas na campanha, como o uso das redes sociais e de QR Code para as pessoas terem acesso a informações completas sobre o tema.
Rai de Almeida sugeriu a contextualização do tema aos alunos em um bate-papo para a apresentação do projeto. "Imaginem esses alunos se verem representados no trabalho deles, é uma oportunidade muito grande", disse a parlamentar. "É bom saber que podemos contar com o apoio de vocês", afirmou.
A vereadora alertou para o fato de que Piracicaba tem o registro de um feminicídio por mês e comentou que a campanha busca passar maior tranquilidade às mulheres, "para que possam sair às ruas sem medo, assim como não ter medo de ficar em casa". Segundo a parlamentar, a ação procura abordar de forma diferente a violência contra a mulher e "sair do óbvio", com imagens que causem impacto, de uma forma mais sensibilizadora e com mais objetividade, "em que até mesmo outras pessoas ao redor possam ajudar a vítima em momento de perigo".
A equipe do Senac e a vereadora agendaram uma nova reunião para debater, com os alunos do curso de comunicação da instituição, ideias para a criação da arte e os canais em que a campanha será desenvolvida. "Queremos fazer uma campanha de massa e iremos procurar parcerias com empresas que possam apoiar a ação. Esperamos que a campanha saia dos muros de Piracicaba, ganhe o mundo lá fora e seja uma referência", concluiu Rai de Almeida.
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme
Requerimento cobra informações sobre estrutura dos Jogos Comunitários
Requerimento solicita mapeamento de produtores da agricultura familiar
Câmara aprova moção de repúdio a projeto sobre uso seguro de drogas
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Fórum de Tecnologia discute proteção da criança no ambiente digital
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Vereadora leva propostas da comunidade negra a secretário da Cultura
Vereadora critica respostas sobre a política de arborização
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar
Cortes no orçamento pela administração são alvos de questionamento
Vereadora pede reunião com Executivo sobre políticas para mulheres
Retirada da lei de marcos da população negra mobiliza vereadores
Audiência tem pedido por transparência na regulação de vagas na saúde