Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Reunião discute Educação Continuada para profissionais da saúde
Em reunião do Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura da Paz, vereador Gustavo Pompeo destaca resultados do Núcleo de Educação Continuada
Os avanços nas atividades do Núcleo de Educação Continuada para os profissionais da área da saúde, uma das frentes do Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz, foi o tema da reunião pública realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba).
O vereador Gustavo Pompeo (Avante), presidente do Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz, destacou a importância das primeiras reuniões do Fórum, realizadas na Câmara com a presença de profissionais de saúde que trataram sobre as necessidades da área. “Hoje é a apresentação dos resultados que esse núcleo vem trazendo”, afirmou.
A publicação no Diário Oficial do Município de Piracicaba da Portaria 32, que constituiu a Rede Integrada de Educação Permanente em Saúde (Rieps) foi apontada pelo vereador como um avanço no trabalho realizado pelo Fórum.
Prestação de contas e planejamento para 2024 – As ações que estão sendo desenvolvidas no núcleo de educação continuada do Rieps foram apresentadas pelo Técnico de Segurança do Trabalho do Centro de Referência do Trabalhador (CEREST), Alessandro José Nunes da Silva.
Ele detalhou diversos tipos de treinamento realizados pela Rede de Saúde que estão sendo organizados no contexto do Rieps. Estas ações incluem atividades relacionadas à integração de novos profissionais, ao enfrentamento da dengue (DRSX) e à Rede de Urgência e Emergência (SAMU).
“Todas essas ações serão apresentadas a um núcleo de trabalho, delineando o encaminhamento futuro para o desenvolvimento de boas práticas em educação e saúde. Este encaminhamento abrangerá tanto o setor privado, incluindo hospitais, quanto o setor público, além das universidades e cursos técnicos no campo da saúde”, explicou.
Rieps – A criação de um departamento de educação permanente na Secretaria de Saúde foi abordada por Gustavo Laposta Aguiar, diretor-administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba. Segundo ele, é necessário ter pessoas dedicadas exclusivamente a essa função, pois atualmente elas acumulam outras responsabilidades, como a coordenação, além de executar a parte de Rieps. “É fundamental incluir esse departamento no organograma da prefeitura para garantir a continuidade desse trabalho vital que é a educação permanente”, afirmou.
Participaram da reunião pública profissionais de saúde representando o Hospital dos Fornecedores de Cana, Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), Faculdade Anhanguera, Sindicato dos Bancários e coordenadores de departamentos da Secretaria de Saúde.
Notícias relacionadas
Vereador anuncia Caps 3 para antigo prédio da UPA Vila Cristina
Câmara rejeita veto a projeto de reinserção de dependentes químicos.
Cerest recebe moção de aplausos pelos 20 anos de atuação
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Requerimento pede detalhes sobre obras em via do Bosques do Lenheiro
Requerimento pede detalhes sobre obras de pavimentação em Piracicaba
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Câmara aprova Título de Cidadão Piracicabano a Pedro Maurano
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Clarice Bragantini irá receber título de "Cidadã Piracicabana"
Câmara aprova audiência pública sobre obras de recapeamento
Câmara aprova programa de reinserção social para dependentes químicos
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024