PDL concede Título de "Piracicabanus Praeclarus" à Valdiza Capranico
Reunião reforça apoios à 32ª Semana Cultural na Esalq
Evento com as ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP acontece entre 24 e 28 de setembro
Foi realizada nesta segunda-feira (4) reunião que serviu para o alinhamento do apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) à realização da 32ª Semana Cultural, na Esalq, que acontece entre 24 e 28 de setembro.
O evento anual, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), tem caráter aglutinador das ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP (Universidade de São Paulo). Neste ano, a realização da Semana Cultural é da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"), por meio da Comissão e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (CCEx e SVCEx).
O mandato coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Silvia Morales (PV), está colaborando na articulação da Semana Cultural, que, entre outras atividades, contará com a Feira de Artesanato Arte Delas – Feira Criativa, atualmente vinculada a um projeto de extensão de apoio ao empreendedorismo feminino e à geração de renda, sob orientação da professora doutora Heliani Berlato (Projeto ODS/PRCEU). Heliani é professora do curso de economia, administração e sociologia e coordenadora-adjunta de administração geral da USP.
Além da Feira Arte Delas, a programação da Semana Cultural pretende oferecer apresentações musicais e artísticas, a abertura do Museu Luiz de Queiroz e um piquenique comunitário no gramado, entre outras atrações.
Além do assessor de projetos da Secretaria Municipal da Ação Cultural, Maurici Scarpari, representando o titular da pasta, Carlos Beltrame, participaram da reunião o professor doutor Iran José Oliveira da Silva, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Esalq; Márcia Guidi Ganzella e Denise Nogueira, da produção de eventos e cultura da SVCEx; e o representante do mandato coletivo A Cidade é Sua, Pablo Carajol.
O grupo conversou com Maurici sobre a importância de aproximar as atividades e os espaços da universidade às políticas públicas e aos projetos que podem ser estendidos por meio dessa parceria, a fim de beneficiar a sociedade e a comunidade acadêmica. "Há inúmeros projetos bons, já recebidos por parte da Semac, mas que necessitam de espaços adequados para se apresentarem e serem desenvolvidos. Portanto, a parceria entre a Esalq e a Semac é muito bem-vinda", comentou Maurici.
Para Iran e Márcia, "a universidade busca construir um processo de apresentação do campus como espaço de convívio, de cidadania, que possa ser permeado pela cultura, agregador tanto para a sociedade como para alunos, funcionários e comunidade acadêmica".
Para a vereadora Silvia Morales, "o fortalecimento e a organização da sociedade por meio de projetos como esse, da Feira Arte Delas, criam condições de reconhecimento e de valorização do trabalho desenvolvido pelas artesãs, que com oportunidades como essa conseguem inserir seus materiais e sua arte e fazer parte da própria história, como sujeitas de direitos que se afirmam na sociedade".
Notícias relacionadas
Mandato Coletivo participa da 2ª Conferência do Meio Ambiente
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Escola do Legislativo promove debate sobre "O silêncio dos homens"
Moradora do Bosques do Lenheiro receberá o Título de Líder Comunitária
Na tribuna, vereadora destaca temas importantes de novembro
Audiência pública debate complexidades do saneamento básico no Brasil
Pastor recebe moção de aplausos pelos 10 anos de serviço pastoral
Câmara cria Fórum Plurianual em Defesa da Cultura de Piracicaba
Criação de Fórum em Defesa da Cultura recebe parecer conjunto
Vereadora participa de reunião com engenheiros e arquitetos da cidade
Câmara enaltece ativismo e contempla mulheres em projetos e serviços
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Vereadora quer saber se haverá supressão de árvores em praça