
Fórum de Cultura discute reserva de espaços públicos em reunião
Evento com as ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP acontece entre 24 e 28 de setembro
Foi realizada nesta segunda-feira (4) reunião que serviu para o alinhamento do apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) à realização da 32ª Semana Cultural, na Esalq, que acontece entre 24 e 28 de setembro.
O evento anual, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), tem caráter aglutinador das ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP (Universidade de São Paulo). Neste ano, a realização da Semana Cultural é da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"), por meio da Comissão e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (CCEx e SVCEx).
O mandato coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Silvia Morales (PV), está colaborando na articulação da Semana Cultural, que, entre outras atividades, contará com a Feira de Artesanato Arte Delas – Feira Criativa, atualmente vinculada a um projeto de extensão de apoio ao empreendedorismo feminino e à geração de renda, sob orientação da professora doutora Heliani Berlato (Projeto ODS/PRCEU). Heliani é professora do curso de economia, administração e sociologia e coordenadora-adjunta de administração geral da USP.
Além da Feira Arte Delas, a programação da Semana Cultural pretende oferecer apresentações musicais e artísticas, a abertura do Museu Luiz de Queiroz e um piquenique comunitário no gramado, entre outras atrações.
Além do assessor de projetos da Secretaria Municipal da Ação Cultural, Maurici Scarpari, representando o titular da pasta, Carlos Beltrame, participaram da reunião o professor doutor Iran José Oliveira da Silva, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Esalq; Márcia Guidi Ganzella e Denise Nogueira, da produção de eventos e cultura da SVCEx; e o representante do mandato coletivo A Cidade é Sua, Pablo Carajol.
O grupo conversou com Maurici sobre a importância de aproximar as atividades e os espaços da universidade às políticas públicas e aos projetos que podem ser estendidos por meio dessa parceria, a fim de beneficiar a sociedade e a comunidade acadêmica. "Há inúmeros projetos bons, já recebidos por parte da Semac, mas que necessitam de espaços adequados para se apresentarem e serem desenvolvidos. Portanto, a parceria entre a Esalq e a Semac é muito bem-vinda", comentou Maurici.
Para Iran e Márcia, "a universidade busca construir um processo de apresentação do campus como espaço de convívio, de cidadania, que possa ser permeado pela cultura, agregador tanto para a sociedade como para alunos, funcionários e comunidade acadêmica".
Para a vereadora Silvia Morales, "o fortalecimento e a organização da sociedade por meio de projetos como esse, da Feira Arte Delas, criam condições de reconhecimento e de valorização do trabalho desenvolvido pelas artesãs, que com oportunidades como essa conseguem inserir seus materiais e sua arte e fazer parte da própria história, como sujeitas de direitos que se afirmam na sociedade".
Fórum de Cultura discute reserva de espaços públicos em reunião
Instalação de parque infantil atende indicação de vereadora
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereadora discute projetos de esportes e lazer na Selam
Revitalização da praça José Bonifácio volta a ser debatida
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Vereadora se reúne com a diretoria do Instituto Pecege
Piracicaba terá Semana sobre segurança e proteção no ambiente digital
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Vereadora leva propostas da comunidade negra a secretário da Cultura
Vereador reúne-se com o secretário municipal de Cultura
Câmara aprova alterações na composição do Fórum Permanente de Educação
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar
Retirada da lei de marcos da população negra mobiliza vereadores
Mobilização de recicladores visa pagamento por serviços ambientais