Câmara enaltece ativismo e contempla mulheres em projetos e serviços
Secretário garante material didático nas escolas em janeiro
Comissão de Educação convidou secretário a prestar esclarecimentos sobre o atraso na entrega do material, no início deste ano
Segundo secretário, judicialização do processo licitatório resultou em atraso este ano
Crédito: Samuca MiazakiO secretário municipal de Educação, Bruno Roza, participou, nesta sexta-feira (3), da reunião da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Piracicaba e prestou esclarecimentos em relação ao envio do material didático para as escolas municipais. Ele garantiu que, em 2025, as apostilas estarão disponíveis para os professores no mês de janeiro. A comissão é presidida pela vereadora Rai de Almeida (PT), tem como relator o vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PRD), o Sérgio da Van, e membro o vereador Fabrício Polezi (PL).
O secretário foi convidado pela comissão a participar da reunião após questionamentos, encaminhados pelo gabinete do vereador Paulo Camolesi (PSB), sobre o atraso no envio do material, no início do ano letivo de 2024. Acompanhado pela equipe de gestão da secretaria e também pelo coordenador pedagógico do sistema Poliedro, Rogério Carvalho, e pelo diretor de negócios da empresa, Rodrigo Anunciato, o secretário garantiu a continuidade do método de ensino.
“Toda atividade do ano que vem é preparada pela nossa gestão”, disse Bruno Roza. “E eu firmo o compromisso com esta comissão de que o material estará disponível aos professores em janeiro”. O secretário explicou que o atraso, este ano, foi motivado por questionamentos judiciais ao processo licitatório que culminou com a Poliedro como fornecedora do material.
Ele garantiu ainda que as apostilas chegaram às escolas no início de março e que não houve prejuízo ao cronograma de aprendizagem dos alunos, já que as primeiras semanas de aulas são dedicadas ao acolhimento, sondagem e ambientação dos estudantes. “Agora o contrato está vigente, está pacificado e temos condições de fazer a requisição do material este ano para ser usado em 2025”, explicou. Ele disse ainda que o contrato com a Poliedro pode ser prorrogado por cinco anos.
O secretário e os membros da comissão devem retornar à escola visitada no início do processo de contratação do sistema de ensino para avaliar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Investir no aprendizado é apostar nas futuras gerações”, avaliou Rai de Almeida.
Fabrício Polezi lembrou que já havia apontado para a morosidade que tem afetado os processos de licitações executadas por diversas secretarias. “Eu já havia pontuado o enfrentamento que todas as secretarias estão fazendo com seus processos de licitação”, afirmou, ao parabenizar o empenho da gestão da pasta em concluir a contratação. Para Sérgio da Van, o secretário conseguiu tirar todas as dúvidas dos membros da comissão. “Espero que a próxima gestão dê continuidade ao que está dando certo”, avaliou.
Outros projetos – A reunião também contou com a presença da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua. Ela questionou o secretário sobre as reformas das escolas municipais, que começaram em 2022. O secretário garantiu que, até o final deste ano, todas as 124 escolas receberão as melhorias.
Na reunião, o secretário ainda informou que dois projetos de iniciativa parlamentar devem ser enviados para apreciação da Casa. Um deles é o Plano Municipal do Livro, elaborado a partir de um trabalho encabeçado pela vereadora Rai de Almeida; e o outro é o projeto de implantação de oficinas culturais nas escolas, idealizado pelo vereador Paulo Camolesi.
Camolesi também esteve presente na reunião, assim como o vereador Paulo Henrique (Republicanos).
Notícias relacionadas
Vereadora critica corte de gastos e ajuste fiscal
Câmara apela por Censo de Segurança Alimentar e Nutricional
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Projeto de lei presta homenagem a integrante do Movimento Negro
Licitação para compra de material didático é tema de requerimento
Reestruturação dos serviços de saúde será tema de audiência pública
Vereador comenta sobre episódios de violência nas escolas
Vereadora participa de Levante Feminista em Brasília
Reunião Pública vai debater água e saneamento público
Projeto prevê divulgação de serviços aos idosos no site da prefeitura
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Vereadores focam papel da Alesp no dinamismo de projetos em Piracicaba
Vereadora cobra adesão do município ao Sistema de Segurança Alimentar
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária