EM PIRACICABA (SP) 03 DE MAIO DE 2024

Secretário garante material didático nas escolas em janeiro

Comissão de Educação convidou secretário a prestar esclarecimentos sobre o atraso na entrega do material, no início deste ano




Toque na imagem para aumentar

Segundo secretário, judicialização do processo licitatório resultou em atraso este ano

Crédito: Samuca Miazaki


O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, participou, nesta sexta-feira (3), da reunião da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Piracicaba e prestou esclarecimentos em relação ao envio do material didático para as escolas municipais. Ele garantiu que, em 2025, as apostilas estarão disponíveis para os professores no mês de janeiro. A comissão é presidida pela vereadora Rai de Almeida (PT), tem como relator o vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PRD), o Sérgio da Van, e membro o vereador Fabrício Polezi (PL).

O secretário foi convidado pela comissão a participar da reunião após questionamentos, encaminhados pelo gabinete do vereador Paulo Camolesi (PSB), sobre o atraso no envio do material, no início do ano letivo de 2024. Acompanhado pela equipe de gestão da secretaria e também pelo coordenador pedagógico do sistema Poliedro, Rogério Carvalho, e pelo diretor de negócios da empresa, Rodrigo Anunciato, o secretário garantiu a continuidade do método de ensino.

“Toda atividade do ano que vem é preparada pela nossa gestão”, disse Bruno Roza. “E eu firmo o compromisso com esta comissão de que o material estará disponível aos professores em janeiro”. O secretário explicou que o atraso, este ano, foi motivado por questionamentos judiciais ao processo licitatório que culminou com a Poliedro como fornecedora do material.

Ele garantiu ainda que as apostilas chegaram às escolas no início de março e que não houve prejuízo ao cronograma de aprendizagem dos alunos, já que as primeiras semanas de aulas são dedicadas ao acolhimento, sondagem e ambientação dos estudantes. “Agora o contrato está vigente, está pacificado e temos condições de fazer a requisição do material este ano para ser usado em 2025”, explicou. Ele disse ainda que o contrato com a Poliedro pode ser prorrogado por cinco anos.

O secretário e os membros da comissão devem retornar à escola visitada no início do processo de contratação do sistema de ensino para avaliar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Investir no aprendizado é apostar nas futuras gerações”, avaliou Rai de Almeida.

Fabrício Polezi lembrou que já havia apontado para a morosidade que tem afetado os processos de licitações executadas por diversas secretarias. “Eu já havia pontuado o enfrentamento que todas as secretarias estão fazendo com seus processos de licitação”, afirmou, ao parabenizar o empenho da gestão da pasta em concluir a contratação. Para Sérgio da Van, o secretário conseguiu tirar todas as dúvidas dos membros da comissão. “Espero que a próxima gestão dê continuidade ao que está dando certo”, avaliou.

Outros projetos – A reunião também contou com a presença da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua. Ela questionou o secretário sobre as reformas das escolas municipais, que começaram em 2022. O secretário garantiu que, até o final deste ano, todas as 124 escolas receberão as melhorias.

Na reunião, o secretário ainda informou que dois projetos de iniciativa parlamentar devem ser enviados para apreciação da Casa. Um deles é o Plano Municipal do Livro, elaborado a partir de um trabalho encabeçado pela vereadora Rai de Almeida; e o outro é o projeto de implantação de oficinas culturais nas escolas, idealizado pelo vereador Paulo Camolesi.

Camolesi também esteve presente na reunião, assim como o vereador Paulo Henrique (Republicanos).

Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia Rai de Almeida Fabricio Polezi Sergio da Van

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas