
"ViVi": Visita Virtual com Audiodescrição é nova ferramenta da Câmara
Áreas que definem o funcionamento da Casa foram destacados por Milena Dionísio e Alexandre Pereira para os assessores da Câmara Municipal de Piracicaba
Mariane Pereira
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Sob a direção de Milena Petrocelli Furlan Dionísio, no Departamento Administrativo — que envolve compras e contratos, infraestrutura e logística, recursos humanos e gestão de documentação e arquivo — e no Departamento Financeiro — responsável por contabilidade, patrimônio, controle de receitas e pagamentos, chefiado por José Alexandre Pereira —, os participantes da Semana de Integração da Câmara, principalmente os novos assessores, puderam se interar, na manhã desta quarta-feira (29), sobre o funcionamento desses setores-chave da Casa de Leis. Os procedimentos cotidianos abordados refletem na atuação do Tribunal de Contas do Estado, no resguardo do patrimônio histórico, na economia de recursos públicos e em outras áreas com impactos diretos sobre a população.
Milena Petrocelli iniciou o ciclo de apresentações destacando a importância do Departamento Administrativo. “O maior departamento da Câmara”, sintetizou a servidora, ao discorrer sobre a relevância da unidade, que agrega trabalhos essenciais, incluindo serviços terceirizados, como manutenção e limpeza.
Na sequência, Carlos Damacena, chefe de Recursos Humanos, discorreu sobre as atribuições do setor, destacando o cumprimento das legislações pertinentes, em conformidade com o Estatuto do Funcionalismo e as resoluções da Mesa Diretora na gestão do Legislativo.
Valéria Frota Teixeira Mendes de Oliveira, chefe de Infraestrutura e Logística, detalhou os serviços do setor, como o funcionamento do Protocolo (responsável pela documentação da Câmara), o agendamento de motoristas e autorizações para viagens, a gestão da Copa (espaço para refeições) e a garantia do “cafezinho” nos gabinetes dos vereadores, além da manutenção e entrega de mensagens.
Giovanna Fenili Calabria, chefe de Gestão de Documentação e Arquivo, enfatizou a importância da preservação histórica realizada no cotidiano da Câmara, cujo acervo se destaca como fonte de pesquisa. Ela apresentou ferramentas de consulta disponíveis ao público, incluindo o documento mais antigo da cidade — um livro do ano de 1784 — e itens históricos da Revolução de 1932. Giovanna também destacou que são mais de oito mil itens documentais digitalizados e disponíveis online. Bem como outros gêneros documentais além dos textuais, a exemplo de 3.500 fitas em VHS, que registram a realização de reuniões ordinárias, solenes e outras atividades do Legislativo.
Victor Rocha, do setor de Compras, encerrou as apresentações do Departamento Administrativo, explicando processos de licitação, a descrição correta de objetos e as justificativas para aquisições, em conformidade com as exigências do Tribunal de Contas.
José Alexandre Pereira, responsável pelo Departamento Financeiro, destacou a missão primordial do setor: prestar suporte aos gestores públicos. Luana Dornelas Garcia Pessoa, chefe do setor, reforçou a relevância da gestão de gastos públicos, do plano anual e do cumprimento de legislações, garantindo transparência e respaldo ao trabalho dos vereadores.
Luana apresentou um fluxograma do setor, que processa 7.500 documentos anualmente, incluindo relatórios ao Tribunal de Contas e encaminhamentos internos.
Encerramento: A Semana de Integração (27 a 30), realizada na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba “Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon”, será finalizada nesta quinta-feira (30), com a apresentação do Departamento Legislativo, sob o comando de Mariane Pereira, e da Procuradora Legislativa Patrícia Midori.
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