
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Propositura de Ary Pedroso Jr., aprovada nesta quinta (13), busca informações sobre a possível não coleta dos resíduos por meio do serviço de coleta de lixo domiciliar
Ary Pedroso Jr. é autor do requerimento 93/2025, aprovado na noite desta quinta-feira (13)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Os parlamentares aprovaram na 4ª Reunião Ordinária da Câmara, na noite desta quinta-feira (13), requerimento de autoria do vereador Ary Pedroso Jr. (PL) que busca informações sobre a possível não coleta de resíduos de poda de árvores e jardinagem por meio do serviço de coleta de lixo domiciliar.
“Fomos procurados por contribuintes de diversas regiões da cidade, reclamando que ultimamente o caminhão de coleta domiciliar de lixo não está mais recolhendo resíduos verdes, como pequenos galhos cortados, folhas e restos de jardinagem devidamente ensacados", traz trecho do documento aprovado em plenário, que também sinaliza "que os sacos plásticos usados para esse descarte, ocupam pequenos volumes e não atingem a quantidade a ser descartada nos Ecopontos ( até 1m3)”.
O texto do requerimento 93/2025 ainda aponta que “esse tipo de resíduos vem se acumulando nas vias, causando transtornos”, e informa que, apesar de contato telefônico com o Executivo, até o presente momento não houve uma resposta.
Justificativas - Ary Pedroso, ao justificar seu voto na tribuna, citou como exemplo o bairro Nova Piracicaba onde, de acordo com ele, a coleta das podas feitas pelos próprios moradores não tem sido realizada: “dentro das casas há muitas árvores, e essas árvores são podadas pelos próprios moradores, pelos donos. Antigamente, se juntava isso em um saco de lixo preto, deixava lá e a [empresa] Ambiental pegava. Muito me espanta que, de algumas semanas para cá, isso não tem acontecido. E isso tem se acumulado lá. Eu parei um caminhão de lixo, conversei com o motorista, não me identifiquei, e perguntei o que estava acontecendo, e ele me disse que era ordem da empresa de não recolher”.
Ainda de acordo com o parlamentar, em resposta a uma busca de informações junto ao 156, telefone do Serviço de Informação à População, foi retornado que a coleta seria providenciada, mas que a destinação correta dos resíduos de podas de árvores e jardinagem de até 1 metro cúbico seria os Ecopontos.
“Pois bem, a legislação federal fala o contrário disso”, defendeu o vereador, que disse que os resíduos verdes, como folhas e pequenos galhos, podem ser cortados e ensacados em sacos plásticos grandes, de 100 litros, para serem retirados pela coleta de lixo.
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também salientou a importância da busca de informações sobre a coleta dos restos de podas, mas pontuou que esses resíduos devem receber um olhar mais atento, com um aproveitamento adequado: “qualquer resíduo, hoje, é ouro, porque você consegue diminuir os resíduos dos aterros e ainda transforma-los em alguma coisa utilizável. Isso é muito importante. E os resíduos de poda, eu já trouxe aqui um pessoal que participa do programa 'Tritura Pira', que tritura galhos, podas, folhas e os colocam na agricultura. Então, de fato, precisamos saber para onde esses resíduos estão indo, quem os está captando e por que os levar para um aterro e não para um lugar adequado”.
Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, também justificou seu voto favorável ao requerimento, e informou ter sido igualmente procurado por munícipes de alguns bairros da cidade questionando os serviços de coleta.
“A coleta de lixo não está passando em vários bairros da cidade. A gente está preocupado para saber o que está acontecendo, se é o contrato ou o que está havendo com a empresa Ambiental nesse sentido. Eu já liguei três vezes, para três pessoas diferentes da empresa. Um está de férias, que tenho até que agradecer por ter me atendido mesmo de férias, e a situação do lixo realmente tem chamado a atenção da população. Meu telefone tem tocado por diversas vezes. Então, quero aqui pedir ao secretário responsável que possa avaliar com essa empresa o que de fato está acontecendo, se é problema de contrato ou pagamento, porque a população vem reclamando conosco”, disse.
Josef Borges (PP), Líder de Governo na Câmara, disse que entrará em contato com o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos para averiguar o que está ocorrendo. “Nós temos que apoiar sempre que o munícipe pratica a cidadania. [Temos que] lembrar também que a Ambiental está aí, entregou para o município duas varredeiras elétricas, sendo uma delas que vai ficar na Rua do Porto e também na Cruzeiro do Sul”, falou.
“Também recebi algumas reclamações, principalmente ali no bairro Nova Piracicaba, e levamos esse questionamento à Prefeitura e não tivemos retorno. Agora, de forma oficial, aprovamos esse requerimento, e tenho certeza que vamos receber o retorno. O próprio Líder de Governo já se pronunciou aqui que vai procurar o secretário para buscar os devidos encaminhamentos sobre essa questão para que seja sanada aí o quanto antes possível”, frisou André Bandeira (PSDB).
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Câmara exalta legado de Benedito Giannetti pelo amor ao automobilismo
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Vereador indica melhoria da segurança no entorno do Engenho Central
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36