
Vereador destaca parceria na entrega de alimentos à entidade assistencial
O evento acontece das 10 às 12 horas, nas dependências do plenário, online, pela plataforma Zoom, sem a presença de público, devido ao coronavírus
Solenidade pelo Dia de Combate à Homofobia acontece segunda-feira (17)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Por força do decreto legislativo 5/2021, da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade É Sua, nesta segunda-feira (17), das 10 às 12 horas, acontece a solenidade pelo Dia Municipal de Combate à Homofobia, instituído oficialmente na Câmara Municipal de Piracicaba desde 2011, com realização anual, no dia 17 de maio.
O projeto é amparado no artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento aprovado em 1948, em que diz: “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. O texto também destaca a valorização dos movimentos populares contra o preconceito e da luta pela comunidade LGBTQIA+.
De acordo com relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB) - que há mais de 100 anos atua em defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil - o país se mantém no ranking dos que mais contabiliza mortes de LGBTQIA+.
Em 2019, foram registradas no país 329 mortes violentas, sendo 297 homicídios e 32 suicídios. Em 2018 foram registrados 420 casos e em 2017, 445 mortes. Desde que o estudo começou a ser feito pelo GGB, no ano 2000, foram 4,809 mortos no Brasil.
A reunião solene foi criada pela lei ordinária nº 7.016/2011, que possibilita a realização de palestras e exposições sobre o tema ou ainda outras ações que tenham por finalidade a promoção do direito à livre orientação sexual, a valorização da igualdade e da luta contra a homofobia nos diferentes espaços sociais, econômicos, culturais e políticos.
Para a realização das atividades a Câmara Municipal pode firmar parcerias com empresas privadas, associações ou movimentos sociais, dando ampla divulgação ao tema. Durante a reunião solene, poderão ser homenageadas com diplomas, pessoas de notória atuação voltada à temática.
A Constituição Federal de 1988, traz como objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; e da promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Em 1990, houve um relevante marco na luta em combate à homofobia. No dia 17 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da classificação da homossexualidade como doença, data esta que consolidou o Dia Internacional de Combate à Homofobia, a qual deve ser devidamente relembrada pelo ordenamento jurídico brasileiro em todos os âmbitos de governo.
Vereador destaca parceria na entrega de alimentos à entidade assistencial
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Defensoras públicas abordam direitos de alunos com deficiência na Educação
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia