
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Festa ocorre desde 1975 por meio do Centro Rural de Tanquinho
Propositura é de autoria do vereador Lair Braga
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara aprovou, na noite desta quinta-feira (28), na 15ª reunião ordinária, a moção de aplausos 47/2019, de autoria do vereador Lair Braga (SD). Por meio da propositura, o parlamentar homenageia o Centro Rural de Tanquinho pela realização da 45ª Festa do Milho Verde.
De acordo com o texto da moção, o Centro Rural de Tanquinho foi fundado em 27 de julho de 1969 e, com muita dedicação e colaboração da comunidade, iniciativa privada e ações compartilhadas com a Prefeitura de Piracicaba, obteve engajamento nas atividades fins dos centros rurais.
O Centro Rural de Tanquinho conta, atualmente, com 12 funcionários contratados (três médicos; duas enfermeiras; um fisioterapeuta; um dentista; uma secretária/auxiliar; um atendente; dois zeladores e um motorista).
A realização de maior destaque de lá é a Festa do Milho Verde, e da mesma se obtém recursos que são utilizados, principalmente, na educação, saúde, esportes e infraestrutura, além de manter as dependências do Centro Rural de aproximadamente 37 mil metros quadrados e 7.500 metros quadrados de área construída, além de outras 40 mil metros quadrados de área arrendada e duas praças e duas áreas verdes.
A festa foi uma iniciativa da diretoria do Centro Rural, com o objetivo de divulgar um dos mais importantes cereais e que constitui uma das principais fontes energéticas na alimentação humana e animal. A festa também tem o objetivo de obter recursos para o desenvolvimento de serviços à comunidade de Tanquinho e bairros circunvizinhos (aproximadamente 3.500 pessoas).
A primeira grande Festa do Milho Verde aconteceu em 2 de março de 1975 e contou com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas. Atualmente, o evento faz parte do calendário turístico do Estado de São Paulo e do município de Piracicaba, e é um dos maiores eventos do gênero no Estado.
A partir de 2011, o Centro Rural de Tanquinho se tornou responsável pela produção de todo milho verde utilizado no evento, arrendando terra (40 mil metros quadrados) e obtendo conhecimento de manejo, adubação, controle de pragas, através do desenvolvimento de dissertação de mestrado e tese de doutorado com alunos e docentes do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura). Com relação à qualidade dos quitutes a partir do milho, destaca-se o projeto desenvolvido com apoio da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
A última edição da festa, em 2018, atraiu aproximadamente 25 mil pessoas, sendo 45% de fora da cidade. Levantamento realizado em 2018 aponta a participação de público de 21 cidades da região.
Este ano, a 45ª Festa do Milho Verde de Tanquinho, foi realizada nos dias 16,17, 22, 23 e 24 e continua neste fim de semana (dias 30 e 31 de março), com shows musicais todos os dias do evento, com duplas, trios e bandas do interior do Estado de São Paulo, em ritmos variados, em dois diferentes palcos.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"