EM PIRACICABA (SP) 09 DE FEVEREIRO DE 2023

Tempo para levar paciente do PS à internação em hospital é questionado

Reunião ordinária desta quinta-feira teve 28 requerimentos aprovados, sendo 4 em regime de urgência.




Toque na imagem para aumentar

Visão geral do plenário "Francisco Antonio Coelho" na noite desta quinta-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Requerimento aprovado em regime de urgência pela Câmara nesta quinta-feira (9) pergunta à Prefeitura quanto tempo, em média, um paciente que está internado em uma unidade de pronto-atendimento tem que aguardar para ser transportado até o hospital, a partir do momento em que é confirmada a liberação de vaga para ele.

O questionamento parte do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que afirma ter conhecimento de casos em que a espera ultrapassou oito horas. Ele indaga o Executivo quais motivos justificam o tempo de espera do paciente pelo transporte e quantos veículos estão disponíveis para fazer essa transferência entre as unidades de saúde e os hospitais.

O vereador também quer saber como funciona o repasse dos valores pela reserva do leito hospitalar, se o pagamento por ele se dá a partir do momento da reserva ou apenas quando o paciente chega ao hospital e se o tempo de espera para a chegada do paciente após a disponibilização do leito gera algum custo a mais para o município.

O requerimento 73/2023, de Gustavo Pompeo, foi um dos quatro aprovados com urgência na 3ª reunião ordinária, junto com os de números 74/2023, de Pedro Kawai (PSDB), 75/2023, de Zezinho Pereira (União Brasil), e 76/2023, de Laercio Trevisan Jr. (PL).

Essas três proposituras, também dirigidas ao Executivo, questionam, respectivamente, os investimentos realizados na estação elevatória de água localizada na Pauliceia; a sindicância instaurada no âmbito da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente; e as emendas do Orçamento para a prevenção de enchentes nas avenidas Armando de Salles Oliveira e Independência e na rua Liberato Macedo.

Outros 24 requerimentos que já constavam originalmente da pauta da Ordem do Dia da 3ª reunião ordinária foram aprovados, junto com um projeto de lei em segunda discussão. O requerimento 14/2023 foi retirado, a pedido do autor; o projeto de resolução 12/2022 saiu da pauta após ter recebido emenda; e a análise do parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ao projeto de lei 234/2022 recebeu pedido de adiamento por dez sessões.

A pauta da Ordem do Dia da 3ª reunião ordinária, a ata da sessão e as matérias que deram entrada podem ser conferidas no link: siave.camarapiracicaba.sp.gov.br/Sessoes/Sessao/3960.

Reunião Ordinária Institucional

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas