
Moção de aplausos enaltece 20 anos da Casa do Produtor Rural
O trabalho desenvolvido pelo 5º Distrito Policial de Piracicaba foi reconhecido na noite desta quinta-feira com a entrega de moção de aplausos de autoria do vereado (...)
O trabalho desenvolvido pelo 5º Distrito Policial de Piracicaba foi reconhecido na noite desta quinta-feira (9) com a entrega da moção de aplausos 145/2010, de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PR). A homenagem estendeu-se ao delegado Emerson Marinaldo Gardenal, ao oficial administrativo Gilmar Geraldini Vitti e às equipes de investigadores e de escrivães, chefiadas respectivamente por Milton José da Silva e Marcos Antônio da Fonseca. São também integrantes da primeira equipe os investigadores José Bonifácio de Matos Sampaio, Celso Lino de Oliveira, Luiz Antônio Queiroz e José Alfredo de Brito, enquanto Devanir Aparecido dos Santos e Gilmar Ribeiro da Silva completam o grupo de escrivães.
No texto da moção, Trevisan Júnior classificou como "efetiva e competente" a atuação dos policiais civis do 5º DP. Localizada na região de Santa Terezinha, a unidade responde pela segurança de cerca de 100 mil moradores. Só neste ano, já foram esclarecidos 177 casos, como roubos (18 ocorrências), furtos (50), homicídios (2) e estelionatos (12), entre outros.
Para o delegado Emerson Gardenal, a homenagem veio em um momento oportuno, reforçando o compromisso do 5º DP com a sociedade. Ele dedicou a moção de aplausos aos policiais que atuam na unidade, ressaltando que todos fazem parte de uma equipe. "Sem eles, não chegaríamos a lugar nenhum", refletiu.
MOBILIZAÇÃO
Os vereadores destacaram a importância que o distrito policial representa na região de Santa Terezinha. José Antonio Fernandes Paiva (PT) contou ter conhecido pessoalmente o 5º DP e constatado o "comprometimento da equipe". Ele disse que as instalações do local ainda precisam ser melhoradas, mas descartou que a unidade possa vir a ser extinta. "Ela não será fechada porque esta Casa fez uma moção de apelo ao Governo de São Paulo", afirmou, ao recordar o documento enviado em junho deste ano protestando contra a possibilidade de o Estado unificar distritos policiais da cidade, que, se concretizada, resultaria no fim do 5º DP.
Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), também apontou a estrutura da delegacia como problema a ser sanado. "O que precisa é melhorar o ambiente e contratar mais funcionários para tornar o trabalho mais eficiente", afirmou. O vereador ainda lembrou que lideranças de Santa Terezinha se mobilizaram durante cinco anos para que a unidade fosse instalada. Os passos que resultaram na criação do 5º DP, em novembro de 1985, também foram recordados pelo presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB), que, assim como Carlinhos, tem domicílio na região. De acordo com Longatto, que mora há 51 anos em Santa Terezinha, primeiramente foi construído um anexo que abrigou a Guarda Municipal, seguido pela implantação de uma base da Polícia Militar. A instalação da unidade contou até com a ajuda da Câmara, que fez a doação de um computador.
LEMBRANÇA
Coube ao vereador José Luiz Ribeiro (PSDB), no entanto, lembrar um episódio marcante da atuação do delegado Emerson Gardenal à frente do 5º DP. Certa vez, uma mulher de idade avançada, negra, que apresentava distúrbios mentais, foi detida acusada de ter furtado um frasco de shampoo de um supermercado. Responsável pelo caso, Gardenal liberou a mulher, recomendando que a família passasse a cuidar dela.
A José Luiz, o delegado confessou na época não ter tido coragem de prender a acusada de furto, argumentado que não poderia aplicar a ela a mesma punição que se espera impor a traficantes e homicidas. A atitude de Gardenal marcou o vereador, que viu no gesto uma amostra de alguém com "sensibilidade no coração". "Continue sendo esse homem que mostra firmeza, mas com sentimento", pediu José Luiz.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTOS: Gustavo Annunciato / MTB 58.557
Moção de aplausos enaltece 20 anos da Casa do Produtor Rural
Vereador critica falta de manutenção em espaços públicos
Reunião com a Esalq trata da continuidade dos serviços de Equoterapia
Solenidade anual vai celebrar fundação de Piracicaba e da Câmara Municipal
Vereador solicita informações sobre repasses da Secretaria de Saúde ao Cismetro
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano a Cândido Trancoso Onça
Requerimento aborda problema na iluminação pública de rua no São Dimas
Vereador questiona permanência de servidor na gestão municipal
Vereador cobra exoneração de chefe de gabinete institucional da Prefeitura
Câmara aprova 17 proposituras na 28ª Reunião Ordinária
Empresa contábil recebe homenagem da Câmara por 45 anos de atividades
Reativação do Fórum de Segurança Pública é aprovada na Câmara
Câmara aprova requerimento sobre sinalização no entorno da Igreja Sant’Ana
Requerimento sobre tapa-buracos no São Dimas é aprovado na Câmara
Aprovada denominação de via pública em homenagem a Odair Pompeu Furlan