
Alunos do Colégio Adventista participam do projeto Conheça o Legislativo
Dia do Catequista e Dia do Vicentino foram celebrados em reunião solene promovida nesta terça-feira (8)
Solenidade destacou ação em favor dos pobres, pelos vicentinos, e ação de evangelização, pelos catequistas
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A dedicação de catequistas e vicentinos, ao realizarem o trabalho voluntário de ensino do Evangelho e de atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade, foi enaltecida durante reunião solene realizada nesta terça-feira (8), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. As homenagens atendem ao requerimento nº 28/2025, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), e ao Decreto Legislativo nº 23/2011, que instituiu o Dia do Catequista; e ao requerimento nº 29/2025, de autoria do vereador Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, e ao Decreto Legislativo nº 11/2013, que criou o Dia do Vicentino.
Pedro Kawai, que presidiu a solenidade, destacou em seu discurso o tema da Campanha da Fraternidade, voltado para a “Ecologia Integral”. “Deus viu que tudo era muito bom. Mas será que é só na ecologia? É também no nosso dia a dia. As catequistas semeiam a bondade, a fé, o fortalecimento da família, do ser igreja. Só assim podem saber que tudo é muito bom, basta a gente cuidar. Só assim vamos fortalecer uma sociedade cristã de fato”, afirmou. “E homenageamos também um movimento tão importante como os vicentinos, que enfrentam a vulnerabilidade com muita fé, graças ao que aprenderam na catequese”.
Felipe Gema salientou a importância do trabalho voluntário. “Os vicentinos se dedicam a levar o afeto e o alimento para as pessoas que mais necessitam. É um trabalho movido à gratidão e à sensação de preenchimento”, colocou.
Mesa de honra – A mesa de honra da solenidade também foi ocupada pelo articulador da Pastoral da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Piracicaba, diácono Aderbal Soares. “Quando o trabalho é feito com amor, carinho e responsabilidade, conforme o que requer a nossa função, esse trabalho aparece. Esta homenagem serve para incentivar a continuidade desse trabalho e para ter a certeza de que estamos contribuindo para uma sociedade melhor”, avaliou.
O presidente do Conselho Particular da Vila Rezende da Sociedade São Vicente de Paulo, João Alves, apresentou os dados sobre a presença dos vicentinos na região. Lembrou que a primeira conferência vicentina em Piracicaba foi criada em 1888, apenas alguns dias após a abolição da escravatura. Atualmente, a sociedade registra uma média de distribuição de 590 toneladas de alimentos por ano, através da atuação de 81 conferências, 500 vicentinos e o atendimento a 1.035 famílias. “Esta sociedade nunca parou de trabalhar, desde 1888, porque é preciso levar dignidade e salvação para muitas pessoas”, afirmou. “A nossa missão não busca reconhecimento, mas busca os direitos daqueles que mais precisam. Nossa bússola é o Evangelho e o carisma de São Vicente. Recebemos esta homenagem não como horaria, mas como responsabilidade que nos coloca a serviço dos mais necessitados”.
A solenidade também contou com a presença do ex-vereador Gilmar Rotta, que foi o autor do decreto legislativo em homenagem aos vicentinos. “Esta solenidade traz à tona um grupo de fé, de esperança, que trabalha em prol da sociedade e da comunidade”, colocou, ao destacar o trabalho de ação dos vicentinos e de cuidado dos catequistas.
Em nome dos catequistas, Tamares Pires dos Santos citou a Parábola do Semeador. “Agradeço a Deus por, após termos um encontro com Ele, ter nos chamado para levar o Seu nome, levando sementes aos corações de crianças, jovens e adultos”, disse. Citou os colegas catequistas, que, “Mesmo com compromissos, famílias, dificuldades e desafios, se doam com amor ao serviço do reino, com zelo e convicção por se dedicar aos outros. Que Deus continue a nos fortalecer e sustentar nesse belo serviço”, finalizou.
Em nome dos vicentinos, Maria de Lourdes Popin Martins afirmou a intenção de dividir a homenagem com os demais participantes das conferências, que fazem a diferença na vida das pessoas. “É um privilégio receber este reconhecimento por uma instituição tão importante e por fazer parte da rede de amigos idealizada por Antonio Frederico Ozanam (fundador da Sociedade São Vicente de Paulo)”, colocou.
Foram homenageados na solenidade:
Catequistas:
Cristiane Aparecida Candido
Jorge Luiz Tavares
Durcila Furlan Pinton
Tamares Pires dos Santos
Vicentinos:
Luzia Cantovitz Dario
Pedro Rodrigues
Maria de Lourdes Popin Martins
Valdevir Lenzi
Ângelo Menegalle (in memorian)
Jusué Gonçalves Gallani (in memorian)
Sidney Bottene (in memorian)
Marivani Aparecida Rossi (in memorian)
Confira, no vídeo, como foi a reunião solene, na íntegra.
Alunos do Colégio Adventista participam do projeto Conheça o Legislativo
Projeto sobre placa com informações em elevadores é aprovado em 2ª discussão
Empresa de automação e máquinas industriais completa 40 anos e é homenageada
Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres
Vereador participa do lançamento de selo comemorativo dos 75 anos do Sincop
Vereador destaca os 75 anos do Sindicato dos Contabilistas
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Indicação pede equipamentos de lazer e infraestrutura no Nova Água Branca
Câmara parabeniza associação esportiva pelos 20 anos de história em Piracicaba
Câmara enaltece o legado do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino
Ex-jogador de futebol receberá voto de congratulações por lançamento de livro
Câmara celebra os 70 anos do Lions Clube de Piracicaba Centro
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual