
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Primeira vereadora eleita em Piracicaba era negra, de origem modesta e atuou na Câmara por 17 anos
Vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo "A cidade é sua", propôs homenagem à primeira vereadora eleita de Piracicaba
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara Municipal de Piracicaba vai discutir uma proposta de homenagem à primeira vereadora eleita em Piracicaba, Maria Benedita Pereira Penezzi, conhecida como Ditinha Penezzi. O projeto de resolução 3/2022, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandado coletivo “A cidade é sua”, propõe que a Tribuna Popular da Casa receba o nome da ex-vereadora, eleita em 1955. Ela foi a segunda mulher a ocupar um assento na Câmara de Piracicaba, mas a primeira que alcançou o cargo por meio de voto popular direto. A matéria ainda estabelece que uma placa com a foto e o nome da homenageada será afixada na Tribuna Popular.
Ditinha Penezzi nasceu em Piracicaba em 1917 e faleceu em 1985. Era filha de Augusto José Pereira e Escholastica Pereira. Era casada com Vicente Penezzi, com quem teve os filhos Escholastica, João, José, Lazaro, Marta, Narcisa, Thomas Augusto, Vicente Junior e Walkir.
Ela foi eleita em 1955 pelo Partido Social Progressista e foi reeleita cumprindo consecutivas legislaturas (1956-1959, 1960-1963, 1964-1968, 1969-1972), passando pelos partidos PSD e PSP, totalizando 17 anos como vereadora. Em 1976, desistiu da candidatura pela Aliança Renovadora Nacional, devido à perda de um filho.
Ditinha Penezzi começou a estudar direito após os 50 anos de idade e se formou em 1975, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Administrativas de Itapetininga. Exerceu a profissão de advogada, participou ativamente de várias entidades, como o Clube de Lady Piracicaba, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Sociedade Brasileira de Educação e Integração.
“Ditinha sempre foi muito corajosa, e sabia enfrentar o preconceito e a violência política que sofria pelo fato de ser mulher, negra e de origem modesta”, destacou a autora do projeto. Ela defendeu que a homenagem é merecida, já que a Tribuna é o espaço mais popular da Casa de Leis e também o espaço que mais define o parlamentar no desenvolvimento de sua atuação. O projeto de resolução passará por análise das comissões e, após pareceres, será encaminhado ao plenário para votação.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereadora questiona estratégias para melhoria na gestão de recursos hídricos
Moção reconhece conquista em competição internacional sobre biodiversidade
Vereadora questiona alteração no trânsito em ruas do bairro Astúrias
Câmara aprova novo índice para cobrança de ampliação de rede de água e esgoto
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Defensoras públicas abordam direitos de alunos com deficiência na Educação
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Na tribuna popular, especialistas esclarecem sobre o Parkinson
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores