EM PIRACICABA (SP) 06 DE OUTUBRO DE 2022

TV Câmara exibirá programação sobre fiscalização dos órgãos públicos

Lançada nesta quarta-feira (5), Rede TCESP vai disponibilizar programas sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão fiscalizador




Toque na imagem para aumentar

Na solenidade de lançamento, presidentes de Câmaras e representantes das TVs Legislativas receberam os certificados de adesão à Rede TCESP





A grade de programação da TV Câmara de Piracicaba passará a exibir conteúdo produzido pela Rede TCESP, lançada nesta quarta-feira (5) pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O órgão firmou um Termo de Cooperação com TVs Câmaras de 108 municípios paulistas, entre eles a emissora do Legislativo piracicabano, com o objetivo de difundir conteúdo audiovisual de caráter educativo, institucional, jornalístico e informativo para a sociedade. 

Participaram da solenidade de lançamento, em São Paulo, o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta, o chefe do Departamento de Comunicação Social, Rodrigo Alves, e a chefe da Procuradoria Legislativa, Patrícia Midori Kimura. Os programas produzidos pela Rede TCESP têm o intuito de proporcionar mais transparência e publicidade aos assuntos relacionados às atividades de controle externo e à fiscalização dos gastos do poder público do Estado e dos municípios paulistas.

Para Rodrigo Alves, a parceria é importante para ampliar e diversificar a grade de programação da TV Câmara Piracicaba enquanto emissora pública local. “O Tribunal de Contas é um órgão que muitas vezes está distante do dia a dia da população e que tem produzido um conteúdo de altíssima qualidade. Uma parte desses programas é produzida em parceria com a TV Cultura, que entende a linguagem do público. Esses programas trazem assuntos que podem parecer complexos, mas a abordagem mostra que é possível simplificar esse entendimento”, afirmou.

O presidente Gilmar Rotta destacou que o termo de cooperação também prevê uma parceria administrativa, para a realização de atividades conjuntas entre o TCE e a Câmara, com a transmissão de todas pela TV. Além disso, ele apontou a importância da atuação da emissora na divulgação do trabalho desenvolvido pelo órgão para a população local. “Muitas vezes, apenas os gestores entendem o papel do Tribunal de Contas. A utilização dos canais da nossa TV vai levar para a população o que esse órgão faz, como fiscaliza os órgãos públicos, o que tem de informações, quem são as pessoas que atuam”, salientou.

A solenidade de lançamento da Rede TCESP foi conduzida pelo presidente do órgão, Conselheiro Dimas Ramalho, que lembrou que a parceria não envolve investimentos e nem a utilização de recursos públicos pelas partes envolvidas. “Precisamos encontrar com as pessoas onde elas estão e num formato que elas estão dispostas a consumir”, afirmou, no evento. “E as Câmaras Municipais serão um novo canal para que a população receba informação sobre a forma como fiscalizamos o uso do dinheiro público”.

Outras parcerias – O chefe do Departamento de Comunicação Social, Rodrigo Alves, lembrou que a TV Câmara Piracicaba já possui outros termos de cooperação para a divulgação de conteúdos, como o Sesc, TV Unimep e TV USP, além da Assembleia Legislativa de São Paulo, primeira a firmar a parceria local, em 2012. 

Devem ser disponibilizados através da Rede TCESP programas como “TCE e Você”, com boletins informativos, a série de entrevistas “Controle Externo” e “Descobrindo o TCESP”, produzido pela TV Cultura, com entrevistas em formato de videocast, entre outros.

Na solenidade, os presidentes de Câmaras e representantes das TVs Legislativas receberam os certificados de adesão à Rede TCESP, que será responsável por ceder, sem qualquer ônus, conteúdos audiovisuais para que sejam exibidos na grade de programação das emissoras locais.

Confira, no vídeo, a íntegra da solenidade de lançamento da Rede TECESP.

Câmara Gilmar Rotta

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas