EM PIRACICABA (SP) 25 DE MARÇO DE 2025

Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar

Presidente do Legislativo Piracicabano solicitou adesão dos 23 vereadores da cidade em manifestação contra medida anunciada pelo governo estadual




Toque na imagem para aumentar

Tema esteve em discussão nesta segunda-feira (24), na 14ª Reunião Ordinária

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




Os 23 vereadores da Câmara Municipal de Piracicaba se uniram contra a instalação do pedágio na rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), após apelo do presidente, Rerlison Rezende, o Relinho (PSDB), durante a 14ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (24).

Relinho solicitou aos colegas que entrassem como autores do projeto de decreto legislativo 14/2025, que propõe a criação de uma frente parlamentar contra o pedágio. A iniciativa foi protocolada no dia 20, inicialmente proposta vereadores Gustavo Pompeo (Avante), Rafael Boer (PRTB) e Renan Paes (PL), além do próprio presidente. Antes de ser submetido ao plenário, o projeto requer análise da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação). 

Para o presidente da Casa: "essa não pode ser uma campanha solitária, mas de todos os parlamentares". Segundo Relinho, a intenção é levar o assunto para a primeira reunião do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, marcada para esta quinta-feira (27), em Iracemápolis. O objetivo é mobilizar os vereadores das 24 cidades que fazem parte do Parlamento para fortalecer a oposição ao pedágio.

Ainda durante a reunião ordinária desta segunda-feira, o vereador Gustavo Pompeo, que é suplente da vice-presidência, confirmou a conversa com Relinho e se manifestou favorável à adesão em massa dos colegas da atual legislatura. "Vamos os 23 vereadores dizermos que somos contrários a estes pedágios", declarou o parlamentar.

A frente parlamentar terá como missão discutir, analisar e promover ações políticas e institucionais para barrar a medida, com a participação de representantes da sociedade civil, entidades públicas e privadas, movimentos sociais e órgãos dos poderes Executivo e Judiciário.

O governo estadual planeja instalar pórticos de pedágio em três trechos da SP-304: nos quilômetros 122, em Americana; 144, em Santa Bárbara d´Oeste; e 154, em Piracicaba, em ambos os sentidos. A iniciativa faz parte do plano de concessão da chamada Rota Mogiana, que abrange a Rodovia Luiz de Queiroz.

Além disso, o lote contemplaria a Rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135), conhecida como Estrada Velha de Tupi, com pórticos de pedágio localizados no quilômetro 2, em Santa Bárbara, e no quilômetro 16, em Piracicaba.

Legislativo André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Silvia Maria Morales Marco Bicheiro Felipe Gema Edson Bertaia Fabio Silva Gesiel de Madureira Rafael Boer Renan Paes

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas