
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Cassio Luiz Barbosa (PL), o Cassio Fala Pira, enviou ao Ministério Público dossiê protocolado na Câmara pelo defensor de trânsito Marco Ferreira
Cassio Fala Pira: "Após recebimento deste pedido, encaminhei a denúncia ao Ministério Público"
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O vereador Cassio Luiz Barbosa (PL), o Cassio Fala Pira, aponta “ilegalidade” no sistema de estacionamento rotativo, denominado ‘Zona Azul’, em denúncia que encaminhou ao Ministério Público. O parlamentar recebeu, no dia 7 de dezembro, um dossiê protocolado na Câmara Municipal de Piracicaba pelo defensor de trânsito Marco Ferreira.
“Após recebimento deste pedido, encaminhei a denúncia ao Ministério Público em nome do munícipe, para que sejam tomadas eventuais providências civis e criminais”, diz Cassio Fala Pira. Baseado no dossiê, o parlamentar destaca que o sistema de estacionamento é gerido por empresa privada, contratada pela Prefeitura, e que não possui prerrogativa para multar a população.
Ele aponta decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), publicada em 23 de Outubro de 2020, na qual o ministro Luiz Fuz argumenta que é constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei, a pessoa jurídica de direito privado integrante da Administração Pública indireta de capital social majoritariamente público que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial”.
No dossiê protocolado na Câmara, Marco Ferreira aponta que o município de Piracicaba, “ao arrepio da lei”, avalia, contratou empresa privada, de capital social exclusivamente privado, para realizar o ciclo do poder de polícia de fiscalização de trânsito e encarregando essa empresa privada de fotografar os veículos estacionados hipoteticamente com irregularidades e enviar para posterior autuação e multa pelo agente que não vai até o local.
“Sabe-se que uma empresa privada que pratica atividade típica de Estado, e lucra com tal atividade, tende a usar de subterfúgios para aumentar a arrecadação, quer a sua, particular, ou a do órgão contratante. Em qualquer das hipóteses, é defesa a sua nomeação para desempenhar atividades de fiscalização de trânsito. A empresa não tem fé pública”, explicou o defensor de trânsito.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas