
Moradores do Serra Verde cobram solução para odor persistente no bairro
Cassio Luiz Barbosa (PL), o Cassio Fala Pira, enviou ao Ministério Público dossiê protocolado na Câmara pelo defensor de trânsito Marco Ferreira
Cassio Fala Pira: "Após recebimento deste pedido, encaminhei a denúncia ao Ministério Público"
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O vereador Cassio Luiz Barbosa (PL), o Cassio Fala Pira, aponta “ilegalidade” no sistema de estacionamento rotativo, denominado ‘Zona Azul’, em denúncia que encaminhou ao Ministério Público. O parlamentar recebeu, no dia 7 de dezembro, um dossiê protocolado na Câmara Municipal de Piracicaba pelo defensor de trânsito Marco Ferreira.
“Após recebimento deste pedido, encaminhei a denúncia ao Ministério Público em nome do munícipe, para que sejam tomadas eventuais providências civis e criminais”, diz Cassio Fala Pira. Baseado no dossiê, o parlamentar destaca que o sistema de estacionamento é gerido por empresa privada, contratada pela Prefeitura, e que não possui prerrogativa para multar a população.
Ele aponta decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), publicada em 23 de Outubro de 2020, na qual o ministro Luiz Fuz argumenta que é constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei, a pessoa jurídica de direito privado integrante da Administração Pública indireta de capital social majoritariamente público que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial”.
No dossiê protocolado na Câmara, Marco Ferreira aponta que o município de Piracicaba, “ao arrepio da lei”, avalia, contratou empresa privada, de capital social exclusivamente privado, para realizar o ciclo do poder de polícia de fiscalização de trânsito e encarregando essa empresa privada de fotografar os veículos estacionados hipoteticamente com irregularidades e enviar para posterior autuação e multa pelo agente que não vai até o local.
“Sabe-se que uma empresa privada que pratica atividade típica de Estado, e lucra com tal atividade, tende a usar de subterfúgios para aumentar a arrecadação, quer a sua, particular, ou a do órgão contratante. Em qualquer das hipóteses, é defesa a sua nomeação para desempenhar atividades de fiscalização de trânsito. A empresa não tem fé pública”, explicou o defensor de trânsito.
Moradores do Serra Verde cobram solução para odor persistente no bairro
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário