EM PIRACICABA (SP) 30 DE ABRIL DE 2024

Vereador busca informações sobre exames para distúrbios do equilíbrio

Requerimento de Acácio Godoy, aprovado nesta segunda (29), busca Informações sobre fila de espera para exames de vectoeletronistagmografia




Toque na imagem para aumentar

Acácio Godoy é autor do requerimento 493/2024, que busca informações "sobre a ausência do exame de vectoeletronistagmografia na rede pública de saúde."

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O vereador Acácio Godoy (Avante), por meio do requerimento 493/2024, aprovado na noite desta segunda-feira (29), na 24ª Reunião Ordinária de 2024, pergunta ao Executivo quantas pessoas aguardam na fila da rede pública para a realização de exames de vectoeletronistagmografia, “fundamental para o diagnóstico e acompanhamento de distúrbios do equilíbrio e doenças do labirinto, tais como vertigem, labirintite e outras condições relacionadas”. 

O requerimento frisa que o exame "é de extrema importância para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos que sofrem com tais enfermidades”. “Entretanto”, segue o vereador, “temos observado uma lacuna preocupante na oferta deste exame na rede pública de saúde. A falta de acesso à vectoeletronistagmografia prejudica não apenas o diagnóstico precoce e preciso dessas condições, mas também compromete o tratamento adequado e a qualidade de vida dos pacientes”.

Acácio Godoy, então, pergunta se “a Secretaria [de Saúde] tem planos de adquirir equipamentos ou contratar serviços para a realização desse exame” e, em caso afirmativo, qual é o prazo estimado para sua implementação.

“Se não há planos imediatos para aquisição ou contratação, poderia explicar os motivos pelos quais essa decisão foi tomada? Houve alguma restrição orçamentária ou outras considerações que influenciaram essa decisão? Foi considerada a possibilidade de participação em consórcios ou parcerias com outras instituições para viabilizar o acesso ao exame de vectoeletronistagmografia? Se sim, quais são os planos nesse sentido?”, igualmente questiona o parlamentar.

A propositura, agora, segue para análise e resposta por parte do Executivo.

Legislativo Acácio Godoy

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas