
Vereador cobra melhorias asfálticas em ruas do São Dimas
Projeto de lei que institui no município o "Dia dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS" foi aprovado em segunda discussão
Projeto de lei aprovado em segunda discussão é de autoria de Josef Borges
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Nesta segunda-feira (13), durante a 28ª Reunião Ordinária, a Câmara aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei 61/2024, que institui no município o "Dia dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS", a ser comemorado anualmente em 7 de dezembro. A iniciativa é do vereador Josef Borges (PP). Ele e outros parlamentares ocuparam a tribuna para enaltecer o trabalho dos profissionais da área.
"Saber que existem profissionais dedicados a pessoas e famílias em situação de grande desafio é, verdadeiramente, fonte de conforto e esperança. Muitas vezes, eles não têm o reconhecimento merecido", disse Josef Borges.
"É de extrema importância esse reconhecimento, pois são pessoas que têm o dom de ajudar o próximo", afirmou Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira.
"Deixo meus parabéns às assistentes sociais. Piracicaba poderia ter progredido mais se voltassem com as assistentes sociais nas unidades de saúde. Infelizmente o governo anterior tirou e o atual não teve essa visão", comentou Laércio Trevisan Jr. (PL).
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também lamentou que não mais haja assistentes sociais atuando na área de habitação social. "Trabalhei com várias assistentes sociais na habitação, foi esvaziado e até agora não foi reposto."
No projeto de lei, Josef Borges destacou o papel desempenhado pelos profissionais da área. "Para a adequada gestão do SUAS em cada esfera de governo, é fundamental a garantia de um quadro de referência de profissionais designados para o exercício das funções essenciais de gestão. As equipes de referência são constituídas por servidores efetivos responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial, levando-se em consideração o número de famílias e indivíduos referenciados, o tipo de atendimento e as aquisições que devem ser garantidas aos usuários", salientou.
"A criação do Dia dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS representa a oportunidade para valorizar a atuação de todos os profissionais que compõem o SUAS do município, que se dedicam diariamente em atender direta ou indiretamente pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, na defesa dos direitos sociais, contribuindo para o convívio e o desenvolvimento humano em condições de dignidade. A escolha do dia representa um marco simbólico, destacando a importância do trabalho desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e solidária", completou o vereador.
Vereador cobra melhorias asfálticas em ruas do São Dimas
PL sobre afixação de Carta de Direitos em escolas é aprovado em segundo turno
Reformas no Barão da Serra Negra adequam estádio a normas da Federação Paulista
"Dia Municipal do Samba" será incluído no calendário oficial de Piracicaba
Vereador solicita melhorias em acesso ao Parque Piracicaba
Vereador questiona falta de insumos e médicos em duas UBSs da cidade
Deputado assume compromisso com repasse de recursos para castração e insumos
Requerimento busca esclarecimentos sobre Equipes Multiprofissionais na Saúde
Imobiliária receberá moção de aplausos da Câmara por 45 anos de atuação
Projeto autoriza abertura de crédito de R$ 200 mil no Orçamento da Guarda Civil
Sinal sonoro em ônibus é aprovado em segunda discussão
Vereador discute implantação de escolinha de futebol em Artemis
Vereador solicita informações sobre acolhimento das pessoas em situação de rua
Requerimento pede informações sobre segurança do trabalho e saúde dos servidores
Vereadora questiona poda excessiva de coqueiros