
Vereador discute demandas com secretário executivo de Obras
Trevisan Jr. ocupou a tribuna da Câmara durante a reunião ordinária desta segunda-feira (24)
Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (24)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Durante a 7ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, segunda-feira (24), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) utilizou seu tempo de fala para abordar questões relacionadas à segurança pública, saúde e investimentos no município. Em seu pronunciamento, o parlamentar exibiu um vídeo gravado em novembro de 2024, no qual esteve no bairro São Dimas, ao lado do então deputado estadual Helinho Zanatta discutindo a possibilidade de instalação de um pelotão escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) no prédio da antiga base da 4ª Companhia da Polícia Militar.
Trevisan Jr. ressaltou o compromisso assumido por Zanatta, agora prefeito de Piracicaba, de destinar o espaço para a instalação do pelotão escolar. O vereador destacou que a medida visa reforçar a segurança, especialmente em instituições de ensino da região central, que, segundo ele, concentra cerca de 40 mil estudantes. Ele citou escolas e faculdades tradicionais da cidade, como a Esalq, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba e a ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa.
O vereador também criticou o que considera lentidão no cumprimento desse compromisso, afirmando que o espaço público já está disponível e necessita apenas de reformas simples, como pintura e adaptações estruturais mínimas. “O local não tem custo, é uma questão de mudar e organizar rapidamente”, pontuou.
Ainda no tema da segurança, Trevisan mencionou a indicação 1059/2025, em que propõe a mudança da Guarda Civil Municipal para uma configuração de Polícia Civil Municipal, em razão de Piracicaba integrar uma região metropolitana. Ele defendeu a necessidade de um debate jurídico sobre a nomenclatura, alegando que o município deve exercer protagonismo no contexto regional.
O vereador também abordou a necessidade de abertura de concursos públicos para reforço no efetivo da GCM, citando como exemplo a cidade de São Paulo, que recentemente abriu edital para a contratação de mil guardas civis.
Além da segurança pública, Trevisan destacou a carência de médicos especialistas na rede municipal de saúde, em especial neurologistas e pediatras. Ele defendeu a urgência na abertura de concursos públicos para preencher essas lacunas, afirmando que a população enfrenta dificuldades em obter atendimento em áreas essenciais.
O parlamentar criticou recentes investimentos em contratos milionários para a instalação de radares e câmeras de monitoramento no município. Segundo ele, há um risco de que a arrecadação gerada por multas não seja suficiente para cobrir os custos previstos. “Se a arrecadação não atingir o esperado, como serão pagos esses contratos?”, questionou.
Trevisan reforçou a necessidade de priorizar investimentos em áreas essenciais, como saúde e segurança, defendendo uma gestão mais eficiente e alinhada às demandas reais da população de Piracicaba.
Vereador discute demandas com secretário executivo de Obras
Câmara celebra o Dia Nacional dos Metalúrgicos
PLC que busca acelerar análise de projetos urbanísticos vai a votação
Proposta veda eventos com conteúdo impróprio em espaços públicos
Câmara recebe alunos da E.E. Barão do Rio Branco
Delegado que assumiu chefia da Polícia Federal na cidade é homenageado
Câmara realiza reunião solene em homenagem ao Dia do Escoteiro
Vereador solicita placa de denominação no bairro Chicó
Vereador participa de solenidade no Tiro de Guerra Piracicaba
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo