EM PIRACICABA (SP) 25 DE FEVEREIRO DE 2025

Vereador cobra instalação de pelotão escolar em antiga base da PM

Trevisan Jr. ocupou a tribuna da Câmara durante a reunião ordinária desta segunda-feira (24)




Toque na imagem para aumentar

Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (24)

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




Durante a 7ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, segunda-feira (24), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) utilizou seu tempo de fala para abordar questões relacionadas à segurança pública, saúde e investimentos no município. Em seu pronunciamento, o parlamentar exibiu um vídeo gravado em novembro de 2024, no qual esteve no bairro São Dimas, ao lado do então deputado estadual Helinho Zanatta discutindo a possibilidade de instalação de um pelotão escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) no prédio da antiga base da 4ª Companhia da Polícia Militar.

Trevisan Jr. ressaltou o compromisso assumido por Zanatta, agora prefeito de Piracicaba, de destinar o espaço para a instalação do pelotão escolar. O vereador destacou que a medida visa reforçar a segurança, especialmente em instituições de ensino da região central, que, segundo ele, concentra cerca de 40 mil estudantes. Ele citou escolas e faculdades tradicionais da cidade, como a Esalq, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba e a ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa. 

O vereador também criticou o que considera lentidão no cumprimento desse compromisso, afirmando que o espaço público já está disponível e necessita apenas de reformas simples, como pintura e adaptações estruturais mínimas. “O local não tem custo, é uma questão de mudar e organizar rapidamente”, pontuou.

Ainda no tema da segurança, Trevisan mencionou a indicação 1059/2025, em que propõe a mudança da Guarda Civil Municipal para uma configuração de Polícia Civil Municipal, em razão de Piracicaba integrar uma região metropolitana. Ele defendeu a necessidade de um debate jurídico sobre a nomenclatura, alegando que o município deve exercer protagonismo no contexto regional.

O vereador também abordou a necessidade de abertura de concursos públicos para reforço no efetivo da GCM, citando como exemplo a cidade de São Paulo, que recentemente abriu edital para a contratação de mil guardas civis.

Além da segurança pública, Trevisan destacou a carência de médicos especialistas na rede municipal de saúde, em especial neurologistas e pediatras. Ele defendeu a urgência na abertura de concursos públicos para preencher essas lacunas, afirmando que a população enfrenta dificuldades em obter atendimento em áreas essenciais.

O parlamentar criticou recentes investimentos em contratos milionários para a instalação de radares e câmeras de monitoramento no município. Segundo ele, há um risco de que a arrecadação gerada por multas não seja suficiente para cobrir os custos previstos. “Se a arrecadação não atingir o esperado, como serão pagos esses contratos?”, questionou.

Trevisan reforçou a necessidade de priorizar investimentos em áreas essenciais, como saúde e segurança, defendendo uma gestão mais eficiente e alinhada às demandas reais da população de Piracicaba.

Segurança Legislativo Laércio Trevisan Jr

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas