EM PIRACICABA (SP) 22 DE OUTUBRO DE 2021

Vereador critica atrasos em cirurgias eletivas na Santa Casa

Para Wagnão, parte da fila de espera é de responsabilidade da Santa Casa, e não do SUS.




Toque na imagem para aumentar

Wagner Oliveira mostra papeis que, segundo o parlamentar, demonstram os atrasos nas cirurgias eletivas em Piracicaba

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Em seu discurso na tribuna durante a 40ª reunião ordinária de 2021, realizada nesta quinta-feira (21), o vereador o Wagnão (Cidadania), declarou que, atualmente, 3156 pessoas em Piracicaba aguardam na fila por cirurgias eletivas. 

Segundo o parlamentar, que também preside a Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal de Piracicaba, 1194 pessoas aguardam por uma cirurgia de ortopedia, 371 para operações na área da ginecologia e 221 por procedimentos oftalmológicos. Para cirurgias na área de otorrinolaringologia, são 173 pacientes aguardando e, para cirurgia geral, procedimentos pediátricos, urológicos e dermatológicos, são 459, 121, 438, e 179 pessoas na fila, respectivamente, ainda segundo o vereador.

Para Wagnão, a demora na realização das cirurgias é, em parte, responsabilidade da Santa Casa: "a Santa Casa não chama, não marca cirurgias que são destinadas para ela fazer. A Santa Casa recebe, hoje, 67 milhões por ano do governo, do SUS. E esse dinheiro, onde está sendo usado? Cadê as emendas parlamentares que vieram para a Santa Casa? Ah, mas a emenda é para comprar isso, para comprar aquilo…. Mas elas repõem o déficit que tem do sistema SUS e da tabela SUS", ponderou o parlamentar. 

Ele também criticou a postura do provedor da instituição, João Orlando Pavão, e do diretor técnico da Santa Casa, Dr. Ruy Nogueira Costa Filho que, segundo Wagnão, não o tem prontamente recebido para reuniões voltadas à discussão dos atrasos nas cirurgias em Piracicaba. "Quando é para subir nesta tribuna aqui, o Pavão vem, sobe e pede. Pede ajuda, pede para fazer isso, fazer aquilo,  mas quando é para atender o povo de Piracicaba, onde está a Santa Casa? Subo aqui, falo, e não tenho  medo de nada. Porque eu tenho acompanhando e visto o quanto o povo está sofrendo..", completou o vereador.

O discurso completo do parlamentar pode ser assistido no canto superior esquerdo da tela, logo abaixo da foto de capa de matéria. 

Legislativo Wagner Oliveira

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas