EM PIRACICABA (SP) 20 DE SETEMBRO DE 2022

Vereador destaca audiência pública que debateu moradores de rua

Reinaldo Pousa pediu maior participação do poder público na distribuição de alimentos em praças e na abertura de vagas de empregos




Toque na imagem para aumentar

Reinaldo Pousa em discurso durante a 43ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Em discurso pelo tempo regimental de 10 minutos durante a 43ª reunião ordinária de 2022 da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (19), o vereador Reinaldo Pousa fez uma análise da audiência pública realizada na última sexta-feira (16) e que teve como intuito debater a questão das pessoas em situação de rua na cidade.

Segundo o parlamentar, que foi também quem presidiu a audiência pública, o tempo reservado para as discussões sobre o tema foi aquém do necessário para que todos pudessem expor suas ideias: "precisamos até não abrir a palavra para os convidados e demos prioridade para os moradores em situação de rua que aqui estavam. Mas, mesmo assim, não deu para dar realmente o encaminhamento que a gente precisava. Já imediatamente conseguimos fazer que a própria secretária [de Assistência e Desenvolvimento Social], dentro do período mais rápido possível, agende uma nova reunião para que a gente retome a situação", disse Pousa.

Ainda de acordo com o vereador, durante o encontro foi possível tangenciar a questão da distribuição de refeições para as pessoas em situação de rua nas praças da cidade, que não possuem um local adequado para o consumo destes alimentos: "o que a gente defendeu e colocou até como sugestão é que a prefeitura crie um espaço para que possa acolher os moradores em situação de rua (...) Nós lá do [clube] Coronel Barbosa, em reunião de diretoria, colocamos à disposição o clube, na hora, do almoço para atender esses moradores que hoje estão na praça, para que eles organizem essa entrada, sirvam essa comida e a saída desses moradores, para que eles possam sentar em uma cadeira, comer em cima de uma mesa e não mais da forma que vem acontecendo", pontuou. 

O parlamentar também pediu que as ações de distribuição de alimentos, geralmente realizadas por pessoas físicas e entidades beneficentes, seja melhor coordenada: "em uma noite vêm 6,7 peruas para trazer comida e, às vezes, chega na noite seguinte e não tem uma perua ou alguém para poder servir comida a essas pessoas. Então, nessa organização, eu tenho certeza que não faltará comida para ninguém, e a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) poderia organizar isso", analisou.

Por fim, Reinaldo Pousa também defendeu a abertura de vagas de trabalho, por parte do poder público, para acolher e capacitar as pessoas em situação de rua e que almejam dela sair:

"Nesse momento, [temos que] acolher essas pessoas com todo carinho que vem sendo feito, mas dando um direcionamento (...) A prefeitura pode contratar essa pessoa e ficar com ela por 9 meses. Não é uma frente de trabalho, mas é um contrato que pode ser feito para os que querem. Nós conversamos com muitos moradores que adorariam ter essa chance de, realmente, ter esses nove meses para se restabelecer, pagar um aluguel e, aí sim, com os cursos oferecidos pela secretaria, ser levado para uma empresa e continuar trabalhando", disse.   

A fala completa do parlamentar pode ser revista, na íntegra, na parte de cima desta página.

Legislativo Reinaldo Jose Pousa

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas