
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Renan Paes, em discurso na tribuna na 13ª Reunião Ordinária, disse considerar que o deputado Eduardo Bolsonaro foi "empurrado para o exílio"
Renan Paes em discurso na tribuna da 13ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feira (20)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946O vereador Renan Paes (PL) discursou na tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta quinta-feira (20), em defesa do deputado federal Eduardo Bolsonaro. O vereador é autor da moção 55/2025, aprovada em regime de urgência também nesta quinta, de apoio ao deputado.
“Venho aqui hoje não pra falar como adversário político, mas como alguém que lamenta profundamente o que aconteceu com meu amigo Eduardo Bolsonaro. Ele foi cancelado pela justiça desse Brasil. Um homem que tentou erguer a voz em defesa da verdade e foi obrigado a se exilar de sua própria pátria, não por crimes, mas por questionar, apenas. Quem deveria ser guardião da lei transformou-a em instrumento de vingança, e isso não é justiça”, disse.
Renan Paes também defendeu que Eduardo Bolsonaro “não fugiu”, mas disse que “ele foi empurrado para o exílio, obrigado a carregar no peito a saudade da terra que ama e da família que ficou aqui. Sua ausência é um grito silencioso”.
O vereador ainda indagou: “até quando permitiremos que a lei seja usada para atingir parlamentares eleitos apenas por terem divergências políticas? Parlamentar, parlamento, vem de parlar, de falar. Aos que estão rindo e debochando de uma situação tão extrema e triste, eu digo, um dia seus netos lerão sobre o tema e sentirão vergonha. Enfatizo aqui para todos, lembrem-se disso em 2026: nós não buscaremos vingança, nunca, não é de nós isso, mas nós buscaremos que a vontade do povo seja feita e respeitada”.
Após seu primeiro discurso, Renan Paes subiu novamente à tribuna, desta vez para falar de usuários de drogas e moradores de rua na cidade, com destaque para a região central.
“A nossa praça José Bonifácio está virando uma nova 'cracolândia'. Nós estamos trombando em usuários de droga pela rua. A todo momento quando saímos de casa, vamos para centro, nós trombamos com moradores de rua que estão nos intimidando, que estão trazendo violência para nossa cidade”, disse.
Ainda de acordo com o vereador, “a nossa cidade se tornou um ambiente propício, acolhedor para usuários de drogas. Mas não é acolhedor no bom sentido não… É onde eles se sentem tranquilos para fazer o que quiserem, eles se sentem seguros aqui para atrapalhar a nossa vida, e nós estamos inseguros. Nós estamos presos dentro das nossas casas porque eles estão livres e nos pressionando a ficar presos”.
Renan Paes também citou a região da Rua do Porto, a da avenida Raposo Tavares e a da Pauliceia como locais com grande concentração de usuários de drogas e disse: “são três regiões que se tornaram 'cracolândias', porque nós temos uma cidade que tem tudo, tudo o que usuário de drogas adora. Lixo, lixo jogado, tem muito lugar abandonado, e isso é propício. Nós temos também diversas populações que vivem à beira de ribeirões, que são irregulares aquelas propriedades, e isso acaba atraindo. Nós temos um lugar que tem muito tráfico de drogas, nossa cidade tem muito, infelizmente, e isso acaba atraindo pessoas de fora pra cá.”
Os discursos de Renan Paes podem ser revistos, na íntegra, nos vídeos que acompanham esta matéria.
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Reunião da CLJR tem dois pareceres contrários e cinco favoráveis
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Vereador visita secretária da Assistência Social
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Projeto propõe inclusão do Dia de Combate à Cristofobia no calendário
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Em votação de requerimento, vereadores cobram explicações do Samu
Vereador encaminha demandas de escola municipal do bairro Vale do Sol