
Vereador questiona ações adotadas no âmbito do Programa "Cuidando de Quem Cuida"
André Bandeira se opôs à manobra fiscal, em projeto do Executivo, que retira recursos de custeio e investimento para cobrir folha de pagamento
Vereador faz alerta sobre recursos da saúde e educação em Piracicaba
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O projeto de lei nº 136/2025, proposto pela Prefeitura de Piracicaba, foi aprovado nesta segunda-feira (30), na Câmara Municipal, apesar de "representar um verdadeiro retrocesso à população", contesta o vereador André Bandeira (PSDB).
O texto autoriza a retirada de verbas de áreas essenciais como saúde e educação para cobrir folha de pagamento, o que "representa uma manobra fiscal, injustificável e escandalosa", reitera o parlamentar.
André Bandeira informa que votou contra o projeto e fez duras críticas à tentativa do Executivo de manipular a opinião pública, jogando a população contra os vereadores que se posicionaram com coragem e coerência.
“O que vimos hoje foi a institucionalização do desmonte. Tiram dinheiro da saúde, das pessoas e da educação, das nossas crianças, para tapar buracos da má gestão. Isso não é governar, é sugar a cidade até o osso”, disparou.
Durante os debates, o parlamentar reforçou que a Prefeitura dispõe de recursos no caixa, e que, caso fosse necessário remanejar verbas dentro do orçamento, o Prefeito poderia fazê-lo por decreto, sem precisar retirar dinheiro de serviços básicos, se utilizando do superávit do
exercício 2024.
“O Executivo quis criar um fato político, uma chantagem institucional. Apresenta um projeto mal elaborado, põe em risco os serviços essenciais e depois acusa quem vota contra de ser contra os servidores, através de uma nota pública de que não iria realizar o pagamento dos servidores devido à não aprovação do projeto. É desonesto, é sujo e é típico de quem não tem planejamento nem respeito pela cidade”, afirmou Bandeira.
Com apenas seis meses de nova gestão, o cenário já é de alerta. “Se agora, no começo do mandato, já estão desmontando as bases do serviço público, imagina o que vem pela frente. Piracicaba está sendo usada como escudo para incompetência e improviso”, completou o vereador.
O parlamentar assegura que seguirá denunciando os abusos e fiscalizando cada real movimentado pela Prefeitura, em defesa da população.
Vereador questiona ações adotadas no âmbito do Programa "Cuidando de Quem Cuida"
Câmara aprova requerimentos sobre imóveis próprios e alugados do município
Vereador questiona destino de resíduos de poda
Vereador quer informações sobre áreas verdes no município
Vereador pede informações sobre dotação orçamentária para folha de pagamento
Vereador questiona falta de resposta à requerimento sobre centro de lazer
Vereador cobra rampas de acesso em pista de caminhada do Parque Piracicaba
Vereador solicita limpeza do acostamento de estrada no bairro Pau D'Alinho
Vereador homenageará indústria da cidade pelos 105 anos de fundação
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
PL que autoriza remanejamento de verbas para entidades é aprovado na Câmara
Vereador prestigia abertura oficial do 11º Japão na Praça
Requerimento questiona Executivo sobre acessibilidade no transporte coletivo
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal