EM PIRACICABA (SP) 06 DE MAIO DE 2022

Vereador participa de palestra no Museu Prudente de Moraes

Estação da Paulista completa 100 anos no dia 29 de julho de 2022




Toque na imagem para aumentar

Para vereador Laércio Trevisan Jr., homenagem preserva a história do monumento histórico e cultural tombado

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Laercio Trevisan Jr. (PL) participou nesta quarta-feira (4) de uma palestra no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, ministrada pelo jornalista Edilson Rodrigues de Morais, autor do livro Centenário da Estação da Paulista. A Estação da Paulista completa 100 anos no dia 29 de julho de 2022.

A Estação da Paulista foi inaugurada oficialmente no dia 29 de julho de 1922, com a chegada da primeira locomotiva pertencente à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que partiu da Estação da Luz, em São Paulo. A locomotiva, composta por uma máquina e sete vagões de passageiros, fez o percurso pela linha tronco vinda da capital paulista até a Estação Recanto, em Nova Odessa, para, então, desviar sua rota em direção ao trecho do novo ramal ferroviário.

Nos vagões da viagem inaugural estavam presentes representantes do governo paulista, artistas, senadores, deputados, jornalistas e membros da Companhia Paulista. Com a inauguração e a abertura do tráfego público, o ramal de Piracicaba passou a funcionar no dia seguinte, em 30/07/1922, com os trens partindo em horários regulares pela manhã e à tarde, por 55 anos, até a desativação da linha para o transporte de passageiros em 15/02/1977. O transporte de cargas seguiu em atividade até 1995, quando a linha foi desativada por completo.

Na obra Centenário da Estação da Paulista, com 96 páginas, apoiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017/2020, Morais resgata a história. A versão digital pode ser baixada na página do site do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).

“Parabenizo a iniciativa da diretora do Museu Prudente de Moraes, Erica Frasson, o diretor da Estação da Paulista, José Antônio Franco e o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz pela inciativa, assim como, o jornalista Edilson Rodrigues de Morais, autor do livro Centenário da Estação da Paulista. Trata-se de uma importante homenagem e que visa a preservar a história deste monumento histórico e cultural tombado”, disse Trevisan Jr.

Cultura Laércio Trevisan Jr

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904

Notícias relacionadas