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Emendas de Gustavo Pompeo ao projeto de lei complementar 06/2023 abordam ampliação de malha cicloviária, faixas de recuo para motocicletas e transporte adaptado
Emendas de autoria de Gustavo Pompeo foram protocoladas na manhã desta segunda-feira (4)
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador Gustavo Pompeo (Avante) protocolou na manhã desta segunda-feira (04) três emendas complementares modificativas ao Projeto de Lei Complementar nº 06/2023, que dispõe sobre o Plano de Mobilidade do Município de Piracicaba, que busca orientar, em um horizonte de dez anos, toda a política de mobilidade da cidade, estabelecendo diretrizes para implantação do sistema de transporte, principais obras necessárias, entre outros serviços.
Uma das emendas busca incluir na expansão da malha cicloviária do município - prevista no Plano - a avenida Luiz Ralf Benatti, a avenida Brasília e a rua Ricardo Melotto, localizadas na zona norte do município.
De acordo com o vereador o objetivo é interligar os bairros ao Terminal do Vila Sônia, uma vez que, por conta dos empreendimentos recentes que foram lançados, o trânsito de veículos tem aumentado naquela região.
O Projeto, na análise do vereador, vem para incentivar a mobilidade do transporte alternativo como “bicicletas”, que pode ser um meio de auxiliar a desafogar o trânsito e impactando de forma positiva na qualidade de vida das pessoas.
“Eu sempre fui muito ativo no trânsito, trabalhando como motoboy e sempre observei a necessidade de melhorar as condições e segurança do trânsito, e apresentar essas emendas vem com o intuito de contribuir ainda mais para facilitar o acesso pelas vias, aliviando o tráfego intenso e melhorando a segurança no trânsito no nosso município”, disse Gustavo
Outra emenda protocolada busca trazer de forma expressa no projeto de lei complementar, na definição das infraestruturas de Mobilidade, as faixas de retenção e recuo exclusivas para motocicletas.
As faixas, de acordo com o vereador, têm como objetivo evitar conflitos na saída dos veículos dos semáforos, auxiliando na redução do número de acidentes, principalmente nas manobras arriscadas de distanciamento na hora da ultrapassagem, garantindo também, melhor visibilidade para os motoristas, priorizando a segurança de todos.
Por fim, a terceira emenda proposta por Gustavo Pompeo explicita textualmente no parágrafo único do artigo 7º do Plano que os "bairros mais distantes e periféricos do município" constem nas prioridades previstas de adaptação de equipamentos de transporte público, regularização e desobstrução de calçadas e demais elementos físicos que dificultem a locomoção de pessoas com deficiência e restrição de mobilidade.
“Direcionar uma atenção específica para áreas periféricas é de extrema urgência e garante que todos os cidadãos, independente do bairro onde moram, tenham condições favoráveis e dignas, como rampas de acesso para cadeirantes, faixas elevadas, entre outros, que trazem mais segurança e facilidade para quem transita nessas regiões", comentou Pompeo.
As emendas devem dar entrada na reunião ordinária desta segunda-feira (04) e, na sequência, devem seguir para análise e parecer da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) e das demais comissões temáticas.
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