EM PIRACICABA (SP) 25 DE JANEIRO DE 2023

Vereador sugere criação de programa para pessoas em situação de rua

André Bandeira (PSDB) propõe que o Município crie ação semelhante ao que foi divulgado na capital paulista.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O vereador André Bandeira (PSDB) propõe ao Executivo que crie o Programa de Habitação – Micro Casas, nos moldes do “Reencontro”, anunciado pela Prefeitura de São Paulo. “Em setembro de 2021, foi divulgado que existem 234 pessoas em situação de rua na cidade e esse número não para de crescer”, adverte o parlamentar, ao justificar a sugestão encaminhada por meio de uma indicação. 

Ele lembra que no último dia 18 de janeiro, o jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou uma reportagem sobre o Micro Casas, “como opção de moradia para pessoas em situação de rua”, observou Bandeira. “Essas iniciativas fazem parte do decreto que cria o programa Reencontro, a nova política municipal para este segmento populacional, que deve ser publicado nos próximos dias”, informou. 

O programa Reencontro prevê a entrega de unidades destinadas prioritariamente a famílias, com ou sem crianças, que estejam nas ruas há menos de dois anos. Cada família deve permanecer entre 12 e 18 meses nas moradias transitórias das Vilas Reencontro e participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganho de autonomia.

Os critérios para acolhimento são as informações do CadÚnico, as famílias em que as mulheres são as responsáveis, núcleos familiares que possuam crianças e adolescentes em sua composição e que estejam em situação de rua por um período mais recente (de seis meses a 24 meses), entre outros critérios. 

“Está evidente que se torna necessário criar um programa de moradia em nosso município para garantir a saúde, bem-estar e uma vida digna aos moradores em situação de rua”, destacou André Bandeira na indicação.

Legislativo Habitação André Bandeira

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas