
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Silvia Moraes (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, ocupou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (20)
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua", ocupou a tribuna da Câmara
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Durante a 13ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta quinta-feira (20), a vereadora Silvia Morales (PV), que integra o mandato coletivo “A Cidade é Sua”, utilizou a fala regimental para abordar temas diversos, incluindo intolerância religiosa, a presença feminina no Legislativo ao longo da história e questões relacionadas à mobilidade urbana na cidade.
Silvia iniciou sua manifestação mencionando um caso de intolerância religiosa envolvendo um casal praticante da umbanda, que, segundo a parlamentar, foi vítima de perseguição e atropelamento no bairro Jardim Monumento. “O carro acelerou na direção do casal e os atingiu em cheio”, relatou. O caso foi noticiado pela imprensa local e, de acordo com a vereadora, teria sido motivado por preconceito religioso.
Ela destacou que o mandato integra o Fórum Inter-Religioso e pela Cultura da Paz e reforçou a importância do respeito às diferentes crenças. “Estamos em um local onde há evangélicos, católicos, muçulmanos, praticantes de religiões de matriz africana. Precisamos discutir essas questões com diálogo e respeito”, defendeu, informando que está prevista a realização de uma roda de conversa com representantes de diferentes religiões.
Silvia Morales voltou a abordar o tema da representatividade feminina no Legislativo municipal, destacando a série Achados do Arquivo, do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo e do Departamento de Comunicação Social da Câmara, que evidenciou que, em 203 anos de história do parlamento piracicabano, apenas 18 mulheres ocuparam cadeiras no Legislativo.
A vereadora mencionou figuras históricas como Ditinha Penezzi e Laudelina Cotrim Castro, e lamentou a baixa presença feminina. “Tem algo errado. Precisamos incentivar a participação das mulheres na política e cobrar dos partidos esse apoio”, afirmou.
Ela também citou o resgate histórico de mulheres importantes da cultura local, conhecida como “Madrinha Eunice”, fundadora da primeira escola de samba de São Paulo, a Lavapés, nascida em Piracicaba em 1909. Silvia ressaltou que, apesar da importância da artista, sua memória permanece pouco reconhecida no município.
Ainda durante sua fala, a vereadora mencionou o projeto de criação de um memorial em homenagem às vítimas do desabamento do Edifício Comurba, ocorrido na década de 1960, na praça José Bonifácio. Segundo ela, o projeto está em fase de discussão com artistas locais, representantes da Secretaria Municipal da Ação Cultural e outros setores da sociedade.
A parlamentar abordou questões relacionadas à mobilidade urbana, com foco na implantação de ciclovias e ciclofaixas na cidade. Com formação em engenharia civil e mestrado em urbanismo, a vereadora exibiu um vídeo com críticas a recentes obras de infraestrutura cicloviária em Piracicaba. Segundo ela, os trechos analisados apresentam problemas como uso inadequado de materiais, drenagem ineficiente e sinalização insuficiente.
Ela defendeu que os recursos públicos sejam investidos com planejamento técnico adequado e com participação da comunidade local. “Não se trata apenas de jogar concreto. É preciso um projeto verdadeiro, com visão de sustentabilidade e segurança para todos”, concluiu.
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Vereadora discute projetos de esportes e lazer na Selam
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Em votação de requerimento, vereadores cobram explicações do Samu