
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
A presidente da Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, Rai de Almeida se reuniu com o secretário de Educação, Bruzo Roza
Vereadora defende ampliação de diálogo para o setor educacional
Crédito: Assessoria parlamentarNa última sexta-feira (25), a vereadora Rai de Almeida (PT) esteve em reunião com o secretário de Educação, Bruno Roza e sua assessoria. Na pauta, questões fundamentais que estão postas para a gestão da educação em âmbito municipal e em seu diálogo com o estado e – mesmo – com o executivo federal que inicia novo mandato no próximo ano.
No plano municipal, a vereadora levou ao secretário propostas a serem debatidas acerca do projeto do Fundo Municipal de Educação que está tramitando na Câmara. Na visão da vereadora, o momento exige que o plano possa contemplar expressivamente – dentre outras questões – a todos os servidores e servidoras que atuam nas unidades escolares – e que também são parte fundamental do processo educativo nas escolas, tais como secretários de escolas, auxiliares de classe e demais servidores e servidoras.
"Em diálogo franco e acolhedor, o secretário Bruno Roza agradeceu pelos apontamentos e propostas feitas e salientou a importância do diálogo com a Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal. No debate e na reflexão sobre o projeto do Fundo Municipal e também em relação aos demais projetos e ações referentes à educação em Piracicaba, neste sentido, o secretário disse de sua disponibilidade em participar de um primeiro encontro com a Comissão já nesta semana", relatou Rai de Almeida.
A pedido da vereadora Rai, o secretário também apresentou a proposta de implementação das escolas integrais na Rede Municipal – expondo também acerca das etapas do processo de implantação dessas escolas, que deverá ser paulatino, está estruturado e ocorrerá de forma programada ao longo dos próximos anos.
Ao secretário, Rai de Almeida comentou – em outra via – sobre a possibilidade de se pensar coletivamente um projeto que vise potencializar a área do “livro, da leitura e da literatura” por meio da expansão e abertura de novas bibliotecas nas unidades escolares.
Rai lembrou ainda que há uma lei federal que aponta para a obrigatoriedade de as escolas – públicas ou privadas – terem uma biblioteca em suas unidades. No mesmo sentido, a vereadora também destacou a necessidade de se valorizar e se investir na figura do bibliotecário – havendo a necessidade, inclusive, como destacou a vereadora, de concurso público para a área.
Sobre essa questão, o secretário solicitou à vereadora que faça formalmente uma indicação e que – se possível – apresente um projeto para que o debate, reflexão e avaliação sobre tais propostas possam ser iniciados nos âmbitos competentes dentro da secretaria de Educação.
Na mesma trilha e compartilhando da prerrogativa de se investir na questão do livro e da leitura, o secretário Bruno Roza comentou também sobre os investimentos que a secretaria tem feito na compra de livros e em sua distribuição às escolas municipais.
A pauta da reunião tocou ainda questões mais pontuais, como a que envolve o uso do “nome afetivo” dentro das escolas municipais - o nome afetivo é aquele dado ao adotando que se encontra sob guarda provisória, por meio de tutela antecipatória, antes do julgamento do mérito da ação de adoção - e a dificuldade que muitas famílias piracicabanas estão tendo em relação à falta de médicos na rede pública e a decorrente inviabilização do fornecimento de laudos e demais atestados que, via de regra, são solicitados pelas escolas a essas famílias.
Dada à complexidade e importância da pauta, e com intuito de aprofundar as discussões e ampliar o diálogo entre Executivo e Legislativo, uma nova reunião – agora junto aos demais integrantes da Comissão de Educação na Câmara – deverá ser agenda ainda esta semana.
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Na Tribuna, vereadora destaca diretrizes aprovadas na Conferência de Saúde
Reunião será suspensa em agosto para debate sobre o apoio à Amamentação Negra
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
PL que autoriza remanejamento de verbas para entidades é aprovado na Câmara
Projeto de lei cria campanha para monitorar violência contra a mulher
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
Vereadora aponta falta de participação popular em Plano de Arborização
Projeto de saúde bucal a vítimas de violência é destaque em reunião da Rede