EM PIRACICABA (SP) 28 DE NOVEMBRO DE 2022

Vereadora defende ampliação de diálogo para o setor educacional

A presidente da Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, Rai de Almeida se reuniu com o secretário de Educação, Bruzo Roza




Toque na imagem para aumentar

Vereadora defende ampliação de diálogo para o setor educacional

Crédito: Assessoria parlamentar


Na última sexta-feira (25), a vereadora Rai de Almeida (PT) esteve em reunião com o secretário de Educação, Bruno Roza e sua assessoria. Na pauta, questões fundamentais que estão postas para a gestão da educação em âmbito municipal e em seu diálogo com o estado e – mesmo – com o executivo federal que inicia novo mandato no próximo ano.

No plano municipal, a vereadora levou ao secretário propostas a serem debatidas acerca do projeto do Fundo Municipal de Educação que está tramitando na Câmara. Na visão da vereadora, o momento exige que o plano possa contemplar expressivamente – dentre outras questões – a todos os servidores e servidoras que atuam nas unidades escolares – e que também são parte fundamental do processo educativo nas escolas, tais como secretários de escolas, auxiliares de classe e demais servidores e servidoras.

"Em diálogo franco e acolhedor, o secretário Bruno Roza agradeceu pelos apontamentos e propostas feitas e salientou a importância do diálogo com a Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal. No debate e na reflexão sobre o projeto do Fundo Municipal e também em relação aos demais projetos e ações referentes à educação em Piracicaba, neste sentido, o secretário disse de sua disponibilidade em participar de um primeiro encontro com a Comissão já nesta semana", relatou Rai de Almeida.

A pedido da vereadora Rai, o secretário também apresentou a proposta de implementação das escolas integrais na Rede Municipal – expondo também acerca das etapas do processo de implantação dessas escolas, que deverá ser paulatino, está estruturado e ocorrerá de forma programada ao longo dos próximos anos.

Ao secretário, Rai de Almeida comentou – em outra via – sobre a possibilidade de se pensar coletivamente um projeto que vise potencializar a área do “livro, da leitura e da literatura” por meio da expansão e abertura de novas bibliotecas nas unidades escolares.

Rai lembrou ainda que há uma lei federal que aponta para a obrigatoriedade de as escolas – públicas ou privadas – terem uma biblioteca em suas unidades. No mesmo sentido, a vereadora também destacou a necessidade de se valorizar e se investir na figura do bibliotecário – havendo a necessidade, inclusive, como destacou a vereadora, de concurso público para a área.

Sobre essa questão, o secretário solicitou à vereadora que faça formalmente uma indicação e que – se possível – apresente um projeto para que o debate, reflexão e avaliação sobre tais propostas possam ser iniciados nos âmbitos competentes dentro da secretaria de Educação.

Na mesma trilha e compartilhando da prerrogativa de se investir na questão do livro e da leitura, o secretário Bruno Roza comentou também sobre os investimentos que a secretaria tem feito na compra de livros e em sua distribuição às escolas municipais.

A pauta da reunião tocou ainda questões mais pontuais, como a que envolve o uso do “nome afetivo” dentro das escolas municipais - o nome afetivo é aquele dado ao adotando que se encontra sob guarda provisória, por meio de tutela antecipatória, antes do julgamento do mérito da ação de adoção - e a dificuldade que muitas famílias piracicabanas estão tendo em relação à falta de médicos na rede pública e a decorrente inviabilização do fornecimento de laudos e demais atestados que, via de regra, são solicitados pelas escolas a essas famílias.

Dada à complexidade e importância da pauta, e com intuito de aprofundar as discussões e ampliar o diálogo entre Executivo e Legislativo, uma nova reunião – agora junto aos demais integrantes da Comissão de Educação na Câmara – deverá ser agenda ainda esta semana.

 

Educação Rai de Almeida

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas