
Vereadora destaca lançamento do “Julho das Pretas – Por Reparação e Bem Viver”
Silvia Morales fez balanço positivo do alcance da programação realizada ao longo de junho
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, fez um balanço positivo da adesão do público às atividades da Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba), realizadas ao longo de junho. O evento teve como objetivos mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre questões socioambientais locais e globais.
A programação teve a participação de diversos parceiros, como o GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), as instituições que executam o Programa Educa Trilha na Escola, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente e o USP Recicla, além do mandato coletivo A Cidade é Sua.
A primeira ação realizada pelo mandato coletivo envolveu estudantes do ensino médio das escolas estaduais "Luciano Guidotti" e "Dr. Jorge Coury", nos dias 3, 6 e 10. O intuito foi possibilitar ao público jovem o acesso qualificado a informações referentes às mudanças climáticas e debater com ele as políticas climáticas de Piracicaba.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, Silvia Morales entregou o Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente, em solenidade na Câmara, quando o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) teve o reconhecimento da importância das ações que realiza em Piracicaba, recebendo certificado da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.
No dia 18 de junho, o mandato coletivo esteve em Cordeirópolis (SP), a convite da Secretaria de Meio Ambiente do município, para participar do 2º Encontro de Lideranças Políticas, realizado em meio ao processo de consulta e audiências públicas do Plano Local de Ações Climáticas.
O mandato coletivo também participou, dentro da programação da Simapira, do Dia de Campo do Movimento Tritura Pira, promovido por produtores agroecológicos e parceiros; do seminário "Em Clima de Mudança", realizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio); e do 3º Ciclo de Eventos da ComClima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas).
Além disso, três encontros semanais foram realizados nos dias 16, 23 e 30 de junho pela Assembleia Cidadã, organizada pelo Fórum do Projeto Potência Engrenagem, do Sesc, por meio de parceria com o mandato coletivo A Cidade é Sua, o Barranco Cultural, a Casa do Hip-Hop e o Movimento Tô Aqui.
A Assembleia Cidadã proporcionou a participação de jovens para discutir as mudanças climáticas e, a partir de consensos, deliberar recomendações voltadas às políticas climáticas do município, relacionadas a como a sociedade local deve agir para reduzir danos e prejuízos diante de calor extremo, períodos de seca e estiagem, falta de água, tempestades, alagamentos, inundações, deslizamentos, elevada incidência de doenças como a dengue e possível aumento da insegurança alimentar, pela alta no preço dos alimentos.
"A comunicação e o acesso às informações aos variados públicos são partes fundamentais do debate público, da inclusão e da participação social em políticas socioambientais e climáticas, sendo que essas causas estão entre aquelas prioritárias defendidas pelo mandato coletivo A Cidade é Sua e da sua própria atuação para avanços nessas pautas no nosso município", salientou Silvia Morales.
Vereadora destaca lançamento do “Julho das Pretas – Por Reparação e Bem Viver”
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova criação do Memorial Afro-Brasileiro na Praça Dr. Jorge Tibiriçá
Situação dos gatos que vivem no Ciet é objeto de requerimento
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Imaflora receberá moção de aplausos pelos seus 30 anos de atuação
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Projeto que autoriza vagas para passageiros de transporte remunerado é aprovado
Em requerimento, vereadora questiona sobre o funcionamento dos centros digitais
Vereadora questiona sobre regulamentação de Parques Lineares
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas