![](/artigos/imagens/t620/192724.jpg)
Promovida por Fórum, 7ª Ação de Empregabilidade atrai 3.500 pessoas
Sílvia Morales articulou uma mobilização com empresários do segmento para que a política municipal seja regulamentada
Lei de autoria da parlamentar tem o objetivo de incentivar a geração e o uso da energia solar fotovoltaica no município
Crédito: Samuca MiazakiA vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, se reuniu, nesta terça-feira (11), com empresários do setor de energia solar para articular uma mobilização em relação à implementação da Lei Municipal nº 10.235/2025, que instituiu a Política Municipal de Incentivo à Geração e ao Uso da Energia Solar.
A parlamentar é autora da lei, aprovada no ano passado, que tem os objetivos de elevar a utilização da energia solar na matriz energética do município, estimular investimentos no setor, reduzir a demanda de energia oriunda de hidrelétricas e diminuir as emissões de gases de efeito estufa, entre outros.
Ela salientou que foi a primeira conversa do que se pretende tornar um movimento junto à sociedade e ao Poder Executivo para que a política seja efetivamente implementada. “Fizemos a lei, foi aprovada e agora, o que acontece?”, ponderou Sílvia Morales. “Conseguimos aprovar uma política de incentivo, de uma forma mais genérica e agora cabe ao prefeito colocar em prática. E é a mobilização coletiva que vai dar força para que isso aconteça”.
Mobilização – Um grupo será formado entre os empresários e demais interessados no segmento e na área ambiental para buscar um entendimento junto ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) quanto ao posicionamento do atual governo em relação à energia fotovoltaica. O grupo deverá apontar para o Poder Executivo os benefícios em relação à política, como por exemplo a redução de custos com a adoção da energia solar em prédios públicos e a geração de emprego e renda com o incentivo ao segmento.
O prefeito deverá receber ainda uma simulação dos recursos que poderiam ser economizados com a geração de energia solar nos prédios da administração pública. Também serão apresentados exemplos de municípios que se tornaram referências em energia solar e os benefícios gerados a partir disso.
Sílvia Morales destacou que o prefeito deverá regulamentar a lei com a definição prática de como vai funcionar a política e sugeriu que podem ser estudados incentivos fiscais para pessoas físicas e jurídicas que adotarem a energia solar em seus imóveis, além do estabelecimento de metas para aplicação dessa tecnologia nos edifícios públicos da cidade.
De acordo com a vereadora, a iniciativa já tem o apoio do Comclima (Conselho Municipal de Mudanças Climáticas), do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para engrossar o movimento, os empresários presentes na reunião também foram convidados a participar do lançamento da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática, em março. Além disso, deverão abordar o tema da política de incentivo à energia solar na Tribuna Popular da Câmara.
Promovida por Fórum, 7ª Ação de Empregabilidade atrai 3.500 pessoas
Reunião com dirigente regional de Ensino trata de transporte a alunos
Vereadora cobra retomada de credenciamento de clínicas veterinárias
Vereador debate Dia da Cultura da Cana-de-Açúcar com associação
Vereadora discute agricultura e meio ambiente com secretários
Indicação reitera pedido de manutenção no Museu Prudente de Moraes
Veto é mantido, e prazo para regularizar edificações não é ampliado
Moção faz homenagem à “Associação Cultural e Teatral Guarantã”
Vereador destaca importância do Tiro de Guerra na formação dos jovens
Autora de livro da Corporação Musical União Operária será homenageada
Vereador solicita melhorias para a praça Paulo Negri
Reunião aborda segurança e infraestrutura da GCM em Piracicaba
Vereador fala de lei de sua autoria para fortalecer artesanato local
Inclusão e ampliação de vagas escolares são debatidas em reunião
Vereador solicita melhorias para o bairro Santa Rita