Espaço para cães causa desconforto entre moradores, diz vereadora
Vereadora entrega Plano Municipal do Livro ao prefeito
Ato oficial aconteceu nesta terça-feira no gabinete do chefe do Executivo
A vereadora Rai de Almeida (PT) entregou oficialmente ao prefeito Luciano Almeida (PP) a proposta de um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) elaborado coletivamente, ao longo de mais de um ano, junto a bibliotecários, professores, leitores, pesquisadores e representantes de entidades civis de Piracicaba.
No ato da entrega, que aconteceu na manhã desta terça-feira (24) no gabinete do prefeito, estiveram presentes a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB8), Ana Claudia Martins; o conselheiro do CRB8 e bibliotecário Guilherme Belíssimo; a professora e vice-diretora acadêmica da Escola de Engenharia de Piracicaba, Maria Helena Tavares; e os secretários municipais Carlos Beltrame, da Ação Cultural, e Bruno Roza, de Educação.
Marco na luta do mandato de Rai de Almeida pela educação municipal e na valorização das bibliotecas, do universo literário e da leitura, o PMLLLB entregue ao Executivo visa prover caminhos a curto, médio e longo prazos para que Piracicaba seja uma "cidade leitora" e sirva de modelo para as demais cidades da Região Metropolitana.
"A elaboração de um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas está prevista em dois projetos nacionais dessa área: na Política Nacional do Livro e Leitura e no Plano Nacional de Leitura e Escrita. Infelizmente, no entanto, apenas 153 municípios no país conseguiram cumprir o que propõem esses planos nacionais", apontou a vereadora.
"Nesse sentido, em atendimento a esses planos e diante da urgente necessidade de se investir na leitura em nossa cidade e no país, elaboramos coletivamente ao longo de um ano um Plano Municipal que agora entregamos ao prefeito, a seus secretários e a Piracicaba", completou a parlamentar, que preside, na Câmara, a Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia.
A elaboração e a construção do texto do PMLLLB apresentado à Prefeitura deram-se à luz do que propõem os planos nacionais e foi produzido a partir de uma série de reuniões públicas chamadas pela vereadora, as quais tiveram a participação do CRB8 e a presença de outros profissionais de área (como especialistas em leitura e literatura), professores e leitores. Ao final do processo, uma audiência pública, em junho passado, na Câmara, também contou com representantes do Executivo e "deu ainda mais voz à participação popular", destacou Rai de Almeida.
"Fizemos oficialmente a indicação desse Plano Municipal pelos meios legais do Legislativo e o entregamos pessoalmente ao prefeito e aos secretários, desejando sensibilizá-los ainda mais para que avaliem o plano que apresentamos e o encaminhem à Câmara sob a forma de projeto de lei, a fim de que, juntos, Executivo e Legislativo possam dar esse importante passo para a educação e a cultura em nossa cidade", concluiu a vereadora.
Notícias relacionadas
Em discurso, vereadora repudia casos de violência policial
Vereadora aponta falhas em asfalto e sinalização no acesso ao Ceagesp
Vereadora cobra melhorias na estrada que dá acesso ao Ceasa
Empresa piracicabana está entre as melhores fornecedoras da Embraer
Feira "Eureka!" é reconhecida com Votos de Congratulações
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Escola do Legislativo promove debate sobre "O silêncio dos homens"
Fórum Permanente avalia atividades e projeta novas ações para 2025
Vereadora faz balanço de audiências públicas sobre saneamento e saúde
Novos locais de atendimento da Saúde são tema de audiência pública
Audiência pública debate complexidades do saneamento básico no Brasil
Rua no Parque dos Laranjais é denominada de “Manoel Lino da Silva”
Audiencia pública discute saúde e reestruturação de serviços
Audiência pública debate “Água e Saneamento Público” nesta terça (26)