
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Ato oficial aconteceu nesta terça-feira no gabinete do chefe do Executivo
A vereadora Rai de Almeida (PT) entregou oficialmente ao prefeito Luciano Almeida (PP) a proposta de um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) elaborado coletivamente, ao longo de mais de um ano, junto a bibliotecários, professores, leitores, pesquisadores e representantes de entidades civis de Piracicaba.
No ato da entrega, que aconteceu na manhã desta terça-feira (24) no gabinete do prefeito, estiveram presentes a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB8), Ana Claudia Martins; o conselheiro do CRB8 e bibliotecário Guilherme Belíssimo; a professora e vice-diretora acadêmica da Escola de Engenharia de Piracicaba, Maria Helena Tavares; e os secretários municipais Carlos Beltrame, da Ação Cultural, e Bruno Roza, de Educação.
Marco na luta do mandato de Rai de Almeida pela educação municipal e na valorização das bibliotecas, do universo literário e da leitura, o PMLLLB entregue ao Executivo visa prover caminhos a curto, médio e longo prazos para que Piracicaba seja uma "cidade leitora" e sirva de modelo para as demais cidades da Região Metropolitana.
"A elaboração de um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas está prevista em dois projetos nacionais dessa área: na Política Nacional do Livro e Leitura e no Plano Nacional de Leitura e Escrita. Infelizmente, no entanto, apenas 153 municípios no país conseguiram cumprir o que propõem esses planos nacionais", apontou a vereadora.
"Nesse sentido, em atendimento a esses planos e diante da urgente necessidade de se investir na leitura em nossa cidade e no país, elaboramos coletivamente ao longo de um ano um Plano Municipal que agora entregamos ao prefeito, a seus secretários e a Piracicaba", completou a parlamentar, que preside, na Câmara, a Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia.
A elaboração e a construção do texto do PMLLLB apresentado à Prefeitura deram-se à luz do que propõem os planos nacionais e foi produzido a partir de uma série de reuniões públicas chamadas pela vereadora, as quais tiveram a participação do CRB8 e a presença de outros profissionais de área (como especialistas em leitura e literatura), professores e leitores. Ao final do processo, uma audiência pública, em junho passado, na Câmara, também contou com representantes do Executivo e "deu ainda mais voz à participação popular", destacou Rai de Almeida.
"Fizemos oficialmente a indicação desse Plano Municipal pelos meios legais do Legislativo e o entregamos pessoalmente ao prefeito e aos secretários, desejando sensibilizá-los ainda mais para que avaliem o plano que apresentamos e o encaminhem à Câmara sob a forma de projeto de lei, a fim de que, juntos, Executivo e Legislativo possam dar esse importante passo para a educação e a cultura em nossa cidade", concluiu a vereadora.
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Na Tribuna, vereadora destaca diretrizes aprovadas na Conferência de Saúde
Reunião será suspensa em agosto para debate sobre o apoio à Amamentação Negra
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
PL que autoriza remanejamento de verbas para entidades é aprovado na Câmara
Projeto de lei cria campanha para monitorar violência contra a mulher
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
Vereadora aponta falta de participação popular em Plano de Arborização
Projeto de saúde bucal a vítimas de violência é destaque em reunião da Rede