EM PIRACICABA (SP) 17 DE ABRIL DE 2023

Vereadora pede à ministra 'Casa da Mulher Brasileira' para Piracicaba

Rai de Almeida, que esteve pessoalmente com a ministra Cida Gonçalves em Brasília, encaminhou ofício em que pede a instalação da 'Casa da Mulher Brasileira' na cidade




Toque na imagem para aumentar

Rai de Almeida com a ministra Cida Gonçalves

Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Rai de Almeida (PT) encaminhou nesta segunda-feira (17) à ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ofício no qual solicita ao governo federal a instalação de uma "Casa da Mulher Brasileira" em Piracicaba.

O pedido oficial acontece após a vereadora participar, em Brasília (DF), de uma das sessões do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM), ocorrido nos dias 12 e 13 de abril, e também após o encontro de Rai de Almeida com a ministra, na mesma oportunidade.

"O Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres é um espaço fundamental de diálogo do governo federal com as gestoras e mandatárias dos estados e municípios", explicou a vereadora. "Esse fórum é um espaço importante para que as mulheres, vindas dos municípios, possam ampliar as articulações de suas cidades junto ao governo federal, buscando trazer para suas comunidades possibilidades de ampliação e desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres", disse a parlamentar.

À ministra, Rai de Almeida apontou Piracicaba como candidata a receber uma das unidades da "Casa da Mulher Brasileira", instituição inovadora no atendimento à mulher vítima de qualquer tipo de violência. "A partir de nossa conversa no dia 12, encaminhamos à ministra Cida Gonçalves, nesta segunda-feira, ofício no qual reapresentamos as razões e os argumentos que apontam a necessidade de termos esse tipo de instituição em nossa cidade", comentou a vereadora.

De acordo com Rai de Almeida, e conforme o ofício encaminhado à ministra, "Piracicaba vem tristemente registrando um expressivo aumento do número de casos de feminicídios e tentativas de feminicídios, o que torna urgentes medidas e melhorias na segurança e nas ações sociais referentes ao atendimento às mulheres e familiares".

Piracicaba possui uma população aproximada de 430 mil habitantes, que, somada às das cidades da Região Metropolitana, chega a aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que podem ser beneficiadas, direta e indiretamente, pelos serviços oferecidos pela "Casa da Mulher Brasileira".

A instituição integra num mesmo espaço serviços especializados dedicados ao cuidado com a mulher vítima de violência, tais como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado com as crianças, alojamento de passagem e central de transportes.

Como única vereadora do Partido dos Trabalhadores no Legislativo piracicabano, Rai de Almeida tem estabelecido conversas com diferentes representantes da gestão Lula (PT), a fim de recolocar Piracicaba no foco dos projetos e planos do governo federal. Na ida a Brasília, Rai de Almeida esteve ainda com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com Sebastião Soares, assessor para assuntos legislativos do Ministério da Cultura.

Mulher Rai de Almeida

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas