EM PIRACICABA (SP) 25 DE SETEMBRO DE 2023

Vereadora se reúne com Bruno Roza e mira futuro educacional da cidade

A retomada do cursinho popular, formação continuada de professores, mais vagas em creches e outros temas ligados à educação foram assuntos debatidos por Cimara Pereira




Toque na imagem para aumentar

Vereadora se reúne com Bruno Roza e mira futuro educacional da cidade

Crédito: Samuca Miazaki


A vereadora Cimara Pereira (PV), a Professora Cimara, na manhã desta segunda-feira (25), das 11h30 às 12h30 se reuniu com o titular da Secretaria Municipal de Educação, Bruno Roza, em tratativas para que Piracicaba restabeleça o cursinho pré-vestibular municipal, interrompido após a pandemia, abrangendo mais de 150 alunos, e que os professores da rede pública municipal recebam mais incentivos a participar de cursos de formação continuada. A parlamentar também pediu reforço para que seja aumentada na cidade vagas para crianças em creches, além de outras temáticas voltadas ao ensino.

No final das conversações, o próprio secretário Bruno Roza sugeriu que a parlamentar faça uma indicação com os principais pontos discutidos na reunião, no sentido do Executivo tomar ciência e se referendar perante as alterações em curso na cidade e região, que certamente terão reflexo nas futuras gerações, como a redução drástica no quadro de professores na área da educação, em decorrência do fechamento do Campus Taquaral, Universidade Metodista de Piracicaba e outros impactos observados no pós pandemia que refletem no universo escolar.

Segundo Bruno Roza, o cursinho popular foi encerrado em 2021, devido às irregularidades, perante o Tribunal de Contas, na contratação de professores sem concurso público e outras pendências documentais que passam pelo impedimento do município não poder atender certos requisitos perante o ensino superior.

O secretário sinalizou parceria com a Unicamp em Piracicaba, no atendimento a estes alunos do cursinho, beneficiando 300 alunos, além de sinalizar as tratativas em andamento para que a Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) também receba parte destes estudantes e, principalmente a Instituição possa oferecer cursos de formação continuada a professores da rede pública municipal, tendo em vista as áreas de excelência de qualidade, a exemplo do curso de Engenharia, com nota 5 no MEC (Ministério de Educação e Cultura), além de outros destaques da Fumep que podem ser dinamizados.

Na defesa da volta do cursinho popular, a vereadora Cimara Pereira sugeriu que o município atenda as cinco regiões da cidade, especialmente no respaldo aos alunos oriundos da escola pública. O secretário Bruno Roza foi solícito à reivindicação da parlamentar e defendeu a unificação de esforços para transformar a Fumep num centro de referência, onde o município se empenharia em garantir o deslocamento destes alunos. Além de referendar os avanços que a atual administração está procurando colocar em prática, na ampliação de escolas de educação infantil, em tempo integral e reparos em unidades escolares que foram construídas em locais impróprios, como em áreas de alagamentos e outras carências estruturais.

Também participaram da reunião a secretária de Bruno Roza, Josi Spadote e o assessor da Câmara, Pablo Carajol, do Mandado Coletivo a Cidade é Sua. 

 

 

Educação Cimara Pereira

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas