EM PIRACICABA (SP) 19 DE OUTUBRO DE 2021

Vereadora visita Centro Especializado em Saúde da Mulher

Rai de Almeida (PT) conversou sobre exames que a rede municipal de saúde oferece às mulheres




Toque na imagem para aumentar

Vereadora Rai de Almeida com a coordenadora do Cesm

Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Rai de Almeida (PT) visitou, no último dia 7, o Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher) de Piracicaba. Na oportunidade, foi recebida pela coordenadora da Saúde da Mulher do Município, Marcela Furlan Buoro, com quem Rai pode conversar sobre a coordenação desse serviço, o qual – pela primeira vez – está sendo feito por uma enfermeira.

Rai e Marcela Buoro conversaram também sobre os exames que a rede municipal de saúde oferece às mulheres da cidade. À vereadora, Marcela Buoro disse dos diversos trabalhos que acontecem nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), PSF (Programas de Saúde da Família) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), e também de atividades e projetos interdisciplinares que tratam não só da saúde física, mas também da saúde mental da mulher. Entre essas atividades estão as as que são realizadas em grupos de artesanato ou outras atividades que proporcionam um espaço de troca entre as usuárias do serviço. Nesse sentido, e apontando o importante trabalho prestado pelo Cesm, a vereadora Rai lembrou que esse centro já alcançou a marca de 20 anos de serviços prestados à comunidade.

Rai e Marcela refletiram também sobre o Casap (Centro de Atenção à Saúde do Adolescente de Piracicaba). Marcela informou que têm havido muitas solicitações para que ela e equipe visitem as escolas estaduais para falar do programa “Dignidade Íntima,” para orientar as estudantes sobre decreto publicado em Diário Oficial e que estabelece o programa no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) – sendo que, com essa publicação, fica garantido o uso dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-SP), estabelecido pela Lei Nº 17.149, de 13 de setembro de 2019, para compra e distribuição gratuita de absorventes para estudantes da rede estadual.

Por fim, Marcela Buoro informou ainda à vereadora Rai que, neste momento, está desenvolvendo um questionário, juntamente com uma ONG da cidade, para obter informações sobre o uso de absorvente e outras questões do gênero e que poderá ser aplicado aos estudantes.

Ao final da visita, a vereadora ainda conheceu as instalações do Cesm.

Saúde Rai de Almeida

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas