
Vereador solicita demarcação de vaga para vans em frente à escola
Cimara Pereira, em visita nesta quarta (20) à escola municipal Prof. Alceu Marozzi Righetto, conheceu o trabalho pedagógico e administrativo desenvolvido na unidade
Alessandra Cardoso da Cruz Nascimento (à esquerda) e a vereadora Cimara Pereira (PV), a Professora Cimara
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A vereadora Cimara Pereira (PV), a Professora Cimara, pôde conhecer mais de perto, em visita na tarde desta quarta-feira (20), o trabalho pedagógico e administrativo desenvolvido pela equipe da Escola Municipal Professor Alceu Marozzi Righetto, no Glebas Califórnia, na região do Jupiá. Ela foi recebida por Alessandra Cardoso da Cruz Nascimento, que dirige a unidade desde 2020.
A escola, atualmente, conta com 224 crianças matriculadas, distribuídas nas faixas de 0 a 5 anos, nos períodos integral e parcial. “A comunidade é bem exigente, os pais são bem informados, são jovens, e participam bastante do dia a dia da escola. A presença dos pais, homens, inclusive, é muito grande”, explicou a diretora sobre o perfil da comunidade.
Segundo Alessandra, a unidade é referência no atendimento a crianças surdas, e conta com intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além de também receber outros alunos com diferentes tipos de deficiências. E para que as atividades lúdicas e pedagógicas atendem às demandas individualizadas dessas crianças, além das diretrizes e do suporte do Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial), da secretaria municipal da Educação, a escola também busca parcerias com clínicas e entidades especializadas.
“Nós trabalhamos com as crianças, funcionários, escola, comunidade, clínicas e com o Numape, que está sempre com a gente. Eu tinha uma ideia de inclusão e fui tentando. Esse ano, quando as clínicas entraram junto, deu certo, fez toda a diferença. Nós buscamos fazer essa ponte para termos também a presença desses profissionais de apoio aqui na escola, e as crianças que precisam, que já são atendidas pelas clínicas, nós conseguimos os ATs (Acompanhantes Terapêuticos)”, falou a diretora.
"O que dá para perceber é que ela, enquanto diretora, sabe muito bem o que quer, ela sabe como lidar com os pais, alunos e professoras. Quero dar os parabéns a ela e à equipe, que fazem as coisas com amor. Temos que elogiar. As crianças são muito bem tratadas, nos cumprimentam quando passamos, dá para ver que elas não estão reprimidas, e sim que estão à vontade. Então, isso é um ótimo sinal de que o que ela trata com as professoras e com os alunos são coisas importantes e certeiras. Que esse tipo de preocupação seja cada vez mais forte, tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais”, disse a vereadora Professora Cimara.
Reforma - A unidade, recentemente, passou por reforma e recebeu uma pintura nova, realizada por meio de ação promovida pela secretaria da Educação em diversas unidades do município. “A reforma veio e contemplou a maior parte das coisas. O restante, nós vamos fazendo com a arrecadação da escola mesmo. Nosso foco, agora, é na área externa”, falou a diretora.
Um dos serviços não contemplados pela reforma, de acordo com Alessandra, é a supressão de um barranco que acompanha a lateral da unidade, ao lado do muro que faz divisa com a também escola municipal Profª. Ilda Jenny Stolf Nogueira, que além da declividade, apresenta pedras e outros detritos potencialmente perigosos. O acesso à área, atualmente, não é permitido aos alunos.
“Eles fizeram a reforma interna e disseram que, na segunda vez que voltarem para cá, provavelmente daqui a cinco anos, é que vão mexer nisso. Nós até fizemos orçamento para a instalação de uma grade para fechar o acesso ao barranco, mas não temos condições, pois fica caro demais”, explicou Alessandra.
“Nós podemos propor à Prefeitura que essa grade seja instalada, trazendo mais segurança para os alunos, mantendo-os ainda mais distante desse barranco”, concluiu a vereadora Cimara Pereira, que informou que elaborará e encaminhará ao Executivo uma Indicação.
Vereador solicita demarcação de vaga para vans em frente à escola
Vereador se reúne com titular da Educação em escola de Ibitiruna
Fim de salas multisseriadas em escola em Ibitiruna é tema de reunião
Escola recebe reforma e grafite em paredão
Vereador participa de formatura do Proerd
Vereadora visita Escola Municipal de Educação Infantil no Vale do Sol
Escola treina alunos para situações de emergência
Audiência pública na Câmara vai discutir empreendimento para a Boyes
Vereadora entrega Plano Municipal do Livro ao prefeito
Vereador e secretário avaliam os desafios da educação
Em requerimento, vereadora questiona sobre reforma da José Bonifácio
Vereadora agradece colegas e servidores pela colaboração com mandato
Vereadora pede detalhes sobre sistema de proteção e defesa civil
Ato celebra 35 anos da Constituição com falas em defesa da democracia
Ação ecológica e sustentável ganha vida com o projeto 'Ser Verde'