EM PIRACICABA (SP) 23 DE DEZEMBRO DE 2020

Wagnão defende transparência no atendimento público de saúde

Vereador reeleito pelo Cidadania avalia que trabalho para “resolver problemas” foi fundamental na conquista de vaga na Câmara.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Foi uma tragédia pessoal que levou o empresário Wagner Alexandre de Oliveira, 49, a buscar a atuação política “como uma forma de ajudar as pessoas”, como ele próprio classifica. O falecimento de sua mãe, Neusa Carmen, em 2006, por conta de um erro médico fez com o que, desde então, ele passasse a se dedicar para buscar atendimento médico a quem necessita deste serviço essencial. 

“Eu perdi a minha mãe e, por conta disso, passei a me questionar onde é que está o problema em que eu possa ser útil para que não aconteça com outras pessoas, cheguei a pensar em montar uma ONG (organização não-governamental), mas entendi que poderia a contribuir para agilizar esse serviço indo pessoalmente”, relembra Wagnão, como é chamado. 

Uma década depois em que começou a servir como um fiscalizador dos serviços públicos de saúde, contribuindo para diversas pessoas conseguirem consultas, exames e cirurgias, veio o reconhecimento público: em 2016, foi eleito pelo PHS para o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Piracicaba, com 1654 votos, na ocasião ficou em 20º lugar entre os parlamentares. 

De poucas palavras, mas preocupado em atender a população que o procura, Wagnão alcançou, em seu primeiro mandato, cargo na Mesa Diretora, ao ser eleito como 2º-secretário. Neste período, ficou como responsável pela gestão da Tribuna Popular, importante espaço de participação popular na Casa para a população. Outro cargo é a relatoria da Comissão de Saúde e Promoção Social. 

Ele atribui a eleição em 2020 à confiança da população no trabalho que exerce, desde antes da vereança. “A minha base eleitoral é pela saúde, eu luto pelas pessoas que necessitam de atendimento nesta área. Então, vou vejo onde é que está o problema caso não tenha agilidade, porque está parado ou esperando, enfim, foram quatro anos trabalhando desta maneira para não deixar a máquina administrativa  parar”, salientou, ao enumerar também ações na Zona Rural, “que conheço muito bem e tenho ajudado a população nesta região”.

Agora no Cidadania, Wagnão conquistou 2039 votos em 2020. Em uma eleição em que a maioria dos reeleitos tiveram queda na votação, o parlamentar conseguiu ampliar sua base. “Me sinto grato porque as pessoas foram gratas e acreditam em mim daqui para frente. O compromisso e a responsabilidade se tornam ainda maiores.  É o resultado de quem planta flor e colhe amor”, disse.

Sobre as perspectivas de um novo governo municipal, a partir de 2021, com a eleição do empresário Luciano Almeida (DEM) como prefeito municipal, Wagnão acredita no processo político a partir do diálogo. “Eu acho importante que o Executivo sempre nos dê tempo hábil para analisar os projetos que encaminhar e sempre ter a disposição para conversar, porque é o que posso garantir da minha parte, a partir disso a gente constrói um bom relacionamento”, disse.

Wagnão avalia que o desafio do próximo ano é o foco na saída da pandemia e a busca pela melhoria dos serviços para a população. “Tivemos um ano muito difícil, com um enfrentamento histórico, que está sendo o novo coronavírus, e sair desta situação deverá ser, sem dúvida, nosso maior interesse”, finalizou.

Eleições 2020 Parlamento Aberto Nas Urnas Wagner Oliveira

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas