EM AMERICANA (SP) 09 DE MARÇO DE 2023

A estudantes, arquivista fala de documentos preservados pela Câmara

Dayane Soldan foi convidada por uma escola estadual de Americana para falar da profissão em evento que marcou o Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira




Toque na imagem para aumentar

Arquivista da Câmara falou sobre o trabalho de preservação de documentos históricos




Estudantes do ensino médio da Escola Estadual "Professora Ornella Rita Ferrari Sacilotto", de Americana (SP), conheceram aspectos técnicos e curiosidades do trabalho desenvolvido pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, da Câmara Municipal de Piracicaba. O estabelecimento de ensino funciona em período integral e figura entre os melhores nas avaliações aplicadas pelo Estado.

Convidada pela direção do colégio para falar de sua profissão em razão do Dia Internacional da Mulher, a arquivista Dayane Soldan apresentou a cerca de 100 alunos de duas classes, 1ºA e 2ºC, as descobertas feitas pela equipe responsável por preservar o acervo histórico do Legislativo.

A ideia da escola para marcar o 8 de Março, nesta quarta-feira, foi trazer para um bate-papo com os jovens sete mulheres com profissões pouco conhecidas ou historicamente dominadas por homens. Além da arquivista da Câmara, foram convidadas duas engenheiras civis, uma policial militar, uma pesquisadora, uma enfermeira e doula e uma ex-vereadora de Americana.

Dayane explicou que sua atuação na Câmara, junto com a equipe do setor, busca organizar arquivos, criar e coordenar projetos, dar acesso à informação, promover exposições e preservar, conservar e restaurar documentos. "Tudo passa pela Câmara", disse a arquivista aos estudantes, mostrando como a população costuma recorrer aos arquivos do Legislativo para saber mais sobre leis aprovadas, histórico de pessoas e lugares, origem de nomes de ruas e registros audiovisuais.

Cabe aos funcionários e estagiários do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo uma série de tarefas antes de disponibilizar o acervo ao público, como o acondicionamento correto de encadernações, fotos e mídias; a transcrição e digitalização de documentos; e a identificação de pessoas, data e contexto de imagens. Parte significativa do material já está disponível para consulta na internet, por meio do Sistema Atom, assim como fatos históricos são recontados em matérias publicadas semanalmente no site da Câmara.

Dayane ainda chamou a atenção para a reduzida presença de mulheres com mandato na histórias dos Legislativos de Piracicaba (com 16 representantes entre os 565 vereadores que integraram as 62 legislaturas até hoje), e Americana (com 10 mulheres entre os 183 parlamentares de um total de 18 legislaturas).

A iniciativa de trazer mulheres para falarem de suas profissões acrescenta à formação dos estudantes, destacou a professora de inglês Gisele Zorzeto Viani. "Acho muito importante, pois eles não param para pensar nessa diversidade e ver como é importante ter mulheres nesses cargos. Vira uma 'chavinha' na cabeça deles a partir de um caso real. É uma das ações mais legais que a escola já fez", afirmou.

A estudante Nicole Oliveira, de 15 anos, planeja cursar arquitetura. A aluna do 2º ano do ensino médio, que tirou dúvidas sobre a atuação de Dayane como arquivista, apontou que conhecer "profissões diferentes" ajuda os jovens na escolha que farão futuramente, ao decidir por uma carreira. "É muito legal isso, porque existem profissões que não sabemos que existem, que não são muito tradicionais", comentou.

Educação

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas