EM PIRACICABA (SP) 07 DE FEVEREIRO DE 2023

Acervo: solenidade de 1995 homenageou comunidade negra piracicabana

Câmara disponibilizou em seu acervo histórico digital fotos de solenidade realizada em 1995, ano que marcou os 300 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares




Toque na imagem para aumentar

Acervo fotográfico foi disponibilizado ao público nesta terça-feira (7)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Em 1995, foi realizada em Brasília a primeira “Marcha Zumbi contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida”, ato que marcou os 300 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares. Como parte das solenidades alusivas ao tema, a Câmara Municipal de Piracicaba realizou, em 27 de novembro de 1995, uma sessão solene em homenagem à comunidade negra piracicabana.

Os registros fotográficos da sessão estão disponíveis para o público na coleção intitulada “300 anos da Imortalidade de Zumbi”. O material foi separado, identificado e digitalizado pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Casa e pode ser acessado no site da Câmara de Piracicaba, pelo link  https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/300-anos-da-imortalidade-de-zumbi.

A solenidade – Com acesso a ata da sessão, os servidores do setor de documentação e arquivo puderam saber quem compôs a mesa, como foram as apresentações, quem foram os homenageados e outros detalhes do evento.

Um dos organizadores da solenidade foi João Manoel dos Santos, único vereador negro naquela legislatura. A sessão teve início com a formação da mesa, execução do hino nacional e com um discurso do presidente da Câmara, Vanderlei Dionísio.

“Esta homenagem não deve ter caráter festivo e despretensioso mas deve marcar uma posição dos democratas que enxergam na questão racial a chave da democracia no Brasil. Excluir os negros do processo democrático é excluir o povo em sua maioria. O Brasil não será realmente livre e democrático enquanto não reinar a verdadeira democracia econômica e racial. Zumbi vive, a sua luta e seus ideais também”, declarou o então presidente da Casa.

A sessão também contou com homenagens e apresentações artísticas e culturais.

De acordo com o servidor Bruno Didoné, responsável pela parte de identificação das pessoas registradas nas imagens de arquivo, no caso do acervo “300 anos da Imortalidade de Zumbi” a identificação foi realizada através da ata, dos jornais da época e dos nomes escritos atrás das fotos.

“Essa parte de identificação é super difícil, mas é um trabalho prazeroso porque a gente tem acesso a várias fases da história da Câmara e da cidade, afirmou o servidor que há 23 anos trabalha na Casa. Didoné informou que o setor atualmente conta com o auxílio do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino.

As fotos da solenidade de 1995 foram tiradas pelo fotógrafo Davi Negri, servidor que atua até hoje na Câmara e autor das fotos tiradas para esta matéria.

Atom – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis.

Com as novas inclusões, o acervo online histórico da Câmara Municipal de Piracicaba passa a contar com mais de 2.500 itens documentais, digitalizados, identificados e descritos, para acesso da população.

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas