
Acervo digital da Câmara revive colorido do balonismo em Piracicaba
Frases deixadas há mais de 100 anos por alunos e professores na Cápsula do Tempo da "Sud Mennucci" mostram preocupação de como estaria a educação no país um século depois
Após um século guardada, Cápsula do Tempo da "Sud Mennucci" foi revelada ao público em 2022
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Aberta em setembro de 2022, a Cápsula do Tempo da Escola Estadual "Sud Mennucci", no bairro Alto, revelou mistérios enterrados há um século e que hoje possibilitam viajar no tempo, para a Piracicaba de 1922.
Entre os mais de 600 itens presentes na caixa de cobre está um pequeno livro, de capa verde, com a inscrição "Lembranças". Trata-se de um diário com os pensamentos de professores e alunos da então Escola Normal de Piracicaba. Em meio a poemas, ditos e versos, um tema foi constantemente relembrado pelos autores: a educação e sua importância para a sociedade.
Uma das mensagens deixadas, assinada por Manassés Pereira, então vice-diretor da escola, lembra que em 1922 o analfabetismo era "infelizmente grande" no país e manifesta o desejo de que, em 2022, uma vez resolvido, não houvesse mais necessidade de perguntar se tal problema social ainda permanece "no Brasil inteiro".
As palavras dos alunos e professores relembram a importância da educação e servem como homenagem a todos os que se dedicam à arte de ensinar. O pequeno livro verde venceu a batalha contra o tempo e deixa importantes lembranças. As palavras chegaram ao futuro e devem ser ouvidas:
"O aperfeiçoamento do homem só se obtém por uma perfeita educação de suas faculdades, trabalho este que deve começar-se desde a infância, com todo zelo e carinho que ela merece. O jardineiro cultiva as flores, o professor cultiva as inteligências, que também são flores mimosas e rescendentes."
Orlandina Pereira Sodéro (1º ano da Escola Normal)
"Se o eco de minhas palavras não atinge senão algumas dezenas de metros e não dura mais que uns rápidos instantes, o meu pensamento atravessará um século."
Cecília Guerrini (1º ano da Escola Normal)
"Tenho grande desejo de instruir-me, pois a ignorância é uma grande infelicidade. Educando-me, posso ser útil à minha pátria e prestar serviços à humanidade."
Cesar Oliveira (13 anos)
"A matemática é uma montanha. Para subi-la, é mister vigor e bom guia. Mas não desanimeis e continue a marcha. Eis galgado o cimo. Que perspectivas risonhas se desdobram aos vossos olhos maravilhados! Iluminou-se a paisagem, iluminou-se o vosso espirito."
José de Assis Velloso (professor de matemática)
"A existência de um estabelecimento de instrução pública, modelar, considerado pela população piracicabana e pelos poderes públicos, capaz enfim de preencher a sua elevada missão – educar a infância e a mocidade, para que saibam trabalhar pelo engrandecimento de nossa cara pátria, o Brasil."
Honorato Faustino (diretor)
"Não faltam professores para a luta contínua contra o analfabetismo que, mesmo no Estado, é infelizmente grande. E no Brasil inteiro? Que essa pergunta não possa ser formulada em 2022, são os meus votos."
Manassés Pereira (vice-diretor)
"Somente a educação é capaz de pôr o homem em condições de bem desempenhar os seus deveres civis, políticos e sociais; porém, é preciso que ela seja um fato e um exemplo, porque, sobretudo, frutifica, dignificando a humanidade, que só tem para subir na ordem do seu aperfeiçoamento a ladeira aspérrima do sacrifício e a dor."
Dário Brasil
ACHADOS DO ARQUIVO - A série "Achados do Arquivo" se pauta na publicação de documentos do acervo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo. A iniciativa do Setor de Documentação em parceria com o Departamento de Comunicação Social, com publicações no site da Câmara às sextas-feiras, visa tornar acessíveis ao público as informações do acervo da Casa de Leis.
Acervo digital da Câmara revive colorido do balonismo em Piracicaba
Entronização de Cristo no plenário marca retorno da Câmara pós-Estado Novo
Cinco anos depois: a primeira reunião remota da Câmara durante a pandemia
Questão de ordem: ata da Câmara registra reza por chuva na cidade
Memória em VHS: produção da Câmara trouxe à tona a Revolta Liberal
Entre lacunas e legados: a busca por Benedito José Anastácio
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19